eleições legislativas Madeira

PS-M diz que revisão do modelo de financiamento aumentará apoios para a UMa

Foto DR/PS-Madeira
Foto DR/PS-Madeira

A candidatura do PS-Madeira às eleições para a Assembleia da República defende que o modelo de financiamento das universidades seja repensado e que seja possível aumentar as verbas para as instituições de ensino superior das Regiões Autónomas – no caso particular a Universidade da Madeira (UMa).

A candidata Mara Franco considera que esta revisão deve reflectir-se já no próximo Orçamento do Estado, de forma a assegurar a sustentabilidade do funcionamento da academia, nomeadamente através da garantia de mais recursos humanos altamente qualificados, da manutenção das instalações e da modernização administrativa da organização.

Pugnar pelo aumento do financiamento da UMa é, portanto, uma garantia da candidatura do PS, que justifica esta necessidade com o facto de a academia se situar numa região ultraperiférica e ter especificidades e dificuldades próprias decorrentes desta condição.

Na óptica de Mara Franco, a revisão do modelo de financiamento iria certamente possibilitar um maior apoio à universidade no desenvolvimento de novos projectos científicos, contribuindo para afirmar a Região como centro de desenvolvimento académico e científico a nível internacional.