Madeira

Mais de 70 já participaram nas acções de formação e sensibilização para recolha de lixo marinho

None

Mais de 70 pescadores, armadores e funcionários das lotas já participaram nas acções de formação e sensibilização para a recolha de lixo marinho e gestão do lixo produzido a bordo das embarcações.

Esta é uma campanha da responsabilidade da Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direcção Regional de Pescas e da Direção Regional do Mar, no âmbito do projecto OceanLit.

Desde o início da formação, em setembro de 2021, os pescadores já trouxeram para terra uma tonelada de lixo, incluindo redes, cabos e boias. Nas seis sessões de formação e sensibilização realizadas entre setembro de 2021 e a presente data, participaram 42 profissionais das pescas, pescadores e armadores, e 32 colaboradores da direção de serviços de Lotas e Entrepostos, num total de 74 pessoas.  

11 embarcações já entregaram lixo marinho nos portos de pescas totalizam, duas das quais fizeram mais do que uma entrega. 

Estas acções, ministradas pela própria directora regional do Mar, Mafalda Freitas, por Pedro Delgado, responsável das Lotas e Entrepostos, e Maria João, da Direcção Regional das Pescas, vão culminar com a entrega da 'bandeira aderente' às embarcações que integrem o projeto OceanLit.

Todas estas embarcações estão em condições de receber a 'bandeira aderente', galardão com que o Governo Regional pretende homenagear os pescadores e armadores que se preocupam com a qualidade do mar da Madeira.

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, desejou que as acções de formação e sensibilização “atingissem toda a comunidade ligada às pescas”, lembrando que a limpeza dos oceanos é um dever de todos, "mas os pescadores, armadores e todos quantos dependem desta actividade têm de ser os primeiros a proteger os oceanos e os seus recursos".