Madeira

Capítulo CINM do Plano de Recuperação da Economia da Madeira é apresentado amanhã

None

Amanhã, dia 9 de Setembro de 2021, pelas 12 horas, irá decorrer, no salão nobre do Governo Regional, a apresentação pública do capítulo 'CINM do Plano Estratégico de Recuperação da Economia da Madeira'. A cerimónia contará, também, com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do secretário regional da Economia, Rui Barreto.

O Plano Estratégico de Recuperação da Economia da Madeira é dividido em oito eixos estratégicos de actuação: Economia; Educação; Saúde e Acção Social; Obras Públicas, Engenharia e Arquitectura; Energia e Acessibilidade; Finanças e Impostos; Fundos Comunitários, Governo e Administração Pública; Agricultura, Mar e Ambiente. Estes eixos principais subdividem-se em eixos secundários de actuação, entre os quais o do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).

O documento foi elaborado pelo Conselho Económico e Social da Madeira, cuja conselheira executiva é Cristina Pedra e do qual fazem ainda parte representantes da ACIF, ASSICOM, AJEM, Agricultores, Cooperativa de Pesca, Universidade da Madeira, Instituto de Qualificação Profissional, do ISAL e IDE. É fruto de  várias reuniões, onde foram discutidas e propostas medidas, com o objectivo de "envolver, na discussão em torno do que será o futuro da economia da RAM, todas as entidades que compõem a sociedade civil, de modo a assegurar que o Plano será executado nos domínios mais necessários e da melhor forma possível", destaca uma nota da presidência do Governo.

Ao todo, foram ouvidas 165 personalidades, representantes de todas as áreas.

Foram ainda convidados representantes das autarquias, das ordens profissionais, de organismos e departamentos governamentais, empresários de todos os sectores da actividade económica e instituições e entidades ligadas à Economia Social. Também foram auscultados todos os partidos com assento parlamentar, a par da UGT, da USAM e da USI.