Alteração de estratégia de patrulhamento da PSP

A minha carta de leitor serve hoje para alertar mais uma vez que não temos uma boa estratégia de patrulhamento da PSP na Ilha da Madeira.

O que aconteceu ao longo dos tempos foi que por razões de economia tomaram-se decisões que não foram boas e outras compreendem-se como terem acabado com as diversas pequenas esquadras que haviam e concentraram-se numa só no Funchal no Comando Regional da PSP, mas muito pior e mal decidido face aos tempos que correm foi passou-se a fazer patrulhamento apenas em viatura por ser mais rapido chegar ás ocorrencias e com a falta de efetivos para fazer patrulhamento apeado ou a pé como acontecia antes.

Quem não se lembra de nos anos 80 e 90 passados ter visto diariamente diversos policias devidamente fardados a percorrer as ruas do centro do Funchal e agora nada!... nem um!... apenas se vê sim mas de transito.

É verdade que a cidade cresceu e só com viaturas se chega ás zonas altas e outras afastadas do centro mas a verdade é que o patrulhamento feito dessa forma não evita crimes nem dissuade os mal intencionados pois da mesma maneira que chegam rápido também passam rápido e estão limitados no sentido e nas estradas que percorrem não dando sentimento de segurança nem de prevenção para eventuais crimes que estejam a ser preparados.

Não tem qualquer interesse que a policia chegue depois de acontecer tem sim interesse que a policia possa fazê-lo mas sobretudo que a sua presença evite a pratica de crimes.

É por isso que as patrulhas da PSP deveriam de, utilizando as viaturas que têm . Poderem fazer paragens deixando a viatura num local e percorrendo uma área a pé para marcar presença e dar a sensação de existir um contigente maior do que na realidade existe mas conferindo um sentimento de segurança e de dissuasão maior do que aquele que existe agora.

Por exemplo uma só viatura com dois agentes poderia fazer paragem na avenida do mar e os agentes a percorrer e voltar á viatura, depois indo para a estrada monumental e voltar a parar e percorrer a estrada ou promenade do Lido, depois ir á praia formosa e fazer o mesmo como também ir a são martinho e fazer o mesmo, ir a são roque e dar uma ronda pela zona, ir a zonas de grande afluência turistica como pico dos Barcelos, miradouros etc mas saindo das viaturas e percorrendo essas zonas e multiplicando esta forma de patrulhamento que pode considerar-se semi-apeada e multiplicando por todas as esquadras da ilha marcariam mais a sua presença e fariam mais prevenção que da maneira atual de patrulhar pois apenas em viatura não é nem eficaz nem tem resultados positivos quando o objectivo é reduzir o crime.

Mário Angelica