Madeira

Antigos combatentes passam a ter passes gratuitos já a partir de segunda-feira

Rui Barreto confirmou notícia avançada hoje pelo DIÁRIO, em encontro com a delegação do Funchal da Liga dos Combatentes

None

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, reuniu-se, esta manhã, com vários membros da delegação do Funchal da Liga dos Combatentes, onde teve oportunidade de confirmar a entrada em vigor, já a partir da próxima segunda-feira, do novo tarifário dos transportes públicos, o qual prevê passes gratuitos para os ex-combatentes, estimados em cerca de dois mil na Região.

Rui Barreto, que acedeu ao convite da direcção do núcleo regional da Madeira da Liga dos Combatentes para um encontro com alguns dos seus membros, começou por realçar o papel "interventivo" e "dinâmico" deste organismo na Região, em especial do seu presidente, o tenente-coronel Bernardino Laureano.

Sobre os passes gratuitos considera que estes constituem uma "medida de extrema justiça", mas também "de reconhecimento" pelos serviços prestados por estes antigos combatentes ao país.

Durante a intervenção, Rui Barreto mostrou-se ainda conhecedor de algumas das aspirações dos membros da Liga dos Combatentes, referindo que o seu pai também foi um antigo combatente, e realçou não apenas a "legitimidade" das mesmas, mas também a sua "justeza", face ao desempenho dos milhares de militares que defenderam Portugal dentro e fora de portas.

“Portugal e os portugueses têm uma dívida de gratidão para convosco que acho que nunca vão saldar” disse Rui Barreto, para depois acrescentar que “aquilo que podemos fazer é honrar a memória e dar dignidade aos antigos combatentes". "Isso tem de ser feito, para que os vossos filhos e netos nunca se esqueçam dos vossos feitos, da vossa bravura e lealdade à pátria”, rematou.

A Madeira, segundo Rui Barreto, é a primeira região a implementar os passes gratuitos, previstos no Estatuto do Antigo Combatente, o que revela, também, tal como afirmou, "a forma como o Governo Regional valoriza estes homens e mulheres pelo esforço que fizeram, pelas dificuldades que passaram".

Esta foi, de resto, uma das notas deixadas também pelo presidente da delegação do Funchal da Liga dos Combatentes. Na sua intervenção, Bernardino Laureano destacou o pioneirismo das medidas adoptadas na Região, realçando o "bom relacionamento" e "abertura" institucional do Governo Regional para operacionalizar e concretizar algumas das aspirações elencadas pela Liga.

Bernardino Laureano congratulou-se com esta medida dos passes gratuitos que, tal como afirmou, "irá beneficiar alguns dos ex-combatentes e viúvas de ex-combatentes", aproveitando para lembrar outras aspirações da Liga dos Combatentes, em especial na área da saúde.