Madeira

Obras na Quinta do Imperador arrancarão em breve para criação do Museu do Romantismo

None

O secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus descolocou-se esta manhã à Quinta Jardim do Imperador, para apresentar o projecto do Museu do Romantismo.

“Trata-se de um investimento de 3 milhões de euros mais IVA para ser concretizado durante um ano e meio e que vai permitir a reconstrução integral da Quinta e do espaço envolvente e de todas e as pequenas construções que aqui existem, onde serão instalados serviços relacionados com esta lógica da oferta do romantismo que aqui queremos colocar”, explicou Eduardo Jesus, adiantando que "as obras devem arrancar dentro de pouco tempo".

"Assinámos o contrato com a empresa que ganhou o concurso para este efeito no dia 8 de Setembro e esse contrato está neste momento no Tribunal de Contas para receber o respetivo visto”, acrescentou.

O governante referiu ainda que a intervenção que será realizada no Quinta do Monte enquadra-se numa "politica que este governo tem vindo a desenvolver de recuperação do património edificado e não edificado", neste caso, "numa Quinta que é emblemática" e contemporânea com todo o movimento do Romantismo, onde a Madeira teve uma a presença muito forte.

O imóvel, onde será criado o novo museu do século XIX, foi adquirido pelo Governo Regional nos anos oitenta.

Nesta cerimónia de apresentação do Museu do Romantismo marcaram presença a directora regional da Cultura, Teresa Brazão, e o responsável pelo projecto, Francisco Clode, a actual presidente e recandidata à Junta de Freguesia do Monte  e Pedro Calado, candidato do PSD/ CDS à Camara da Funchal.