5 Sentidos

CMF adquire obras de arte no âmbito das Comemorações do Centenário de António Aragão

None

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu 50 obras de arte que integram a edição especial da colecção 'Vulcânico Palavrador'. A colecção é uma elegia a Aragão, cujo centenário do nascimento é comemorado este ano.

As obras adquiridas pelo município do Funchal contêm um poema visual de António Aragão, em formato de prato de porcelana, assinado e numerado pelo autor António Barros, poeta, artista plástico, amigo e conterrâneo António Aragão.

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu esta série de obras com o objectivo de doar a instituições culturais parceiras, lembrando um dos principais dinamizadores da Poesia Experimental Portuguesa. Além disso, esta aquisição permitiu que a autarquia pudesse contribuir financeiramente para a produção de um filme que António Barros está a realizar sobre António Aragão e Herberto Hélder. A CMF considera que esta contribuição será importante para estimular o pensamento acerca deste escritor, poeta, pintor e historiador que se debruçou sobre a história, o urbanismo e a etnografia do arquipélago.

António Aragão nasceu em São Vicente em 1921. Poeta, escritor, pintor, historiador, foi um dos mais activos autores da poesia experimental portuguesa. Cooperou nas principais iniciativas do experimentalismo literário em Portugal bem como em inúmeras exposições, revistas e projectos no estrangeiro. O seu domínio de acção artístico-literária estende-se da poesia experimental à poesia concreta e visual, abarcando ainda a ficção experimental, o teatro e a electrografia.

Recorde-se que de 22 a 25 de Setembro, pelas 21 horas, sobe ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, o espectáculo ARAGÃO, que celebra o centenário de António Aragão. Este evento teatral coloca em cena o espírito matriz da obra deste artista madeirense, aproximando-se a um espectáculo performático-sonoro-visual.