Madeira

CMF entrega composto no âmbito do projeto de compostagem comunitária

None

A Câmara Municipal do Funchal procedeu, esta manhã, à segunda entrega do composto resultante do projecto de Compostagem Comunitária que a Autarquia implementou em Dezembro de 2020, no Conjunto Habitacional da Quinta Falcão IV. A vice-presidente da Autarquia, Idalina Perestrelo, que tutela o pelouro do Ambiente, e a Vereadora Madalena Nunes estiveram presentes na cerimónia de entrega.

Desde o início da iniciativa já foi possível retirar um total de 550kg de composto que está a ser utilizado pelos moradores do conjunto habitacional nas suas hortas e jardins. O composto comunitário é constituído por três unidades de mil litros, que receberam ao longo dos últimos meses cerca de 3.300 Kg de bioresíduos, evitando assim a valorização energética destes resíduos que agora são usados como adubo.

O projecto de compostagem comunitária surge como consequência do sucesso desta iniciativa com a compostagem doméstica, introduzida pela CMF em 2019 e 2020. Devido à grande aceitação por parte dos munícipes em efectuar a compostagem dos seus resíduos orgânicos nas suas residências, a Autarquia procurou alternativas para quem vive em Conjuntos Habitacionais e nasceu, assim, o projecto da compostagem comunitária.

O objectivo é promover a valorização de resíduos orgânicos, uma vez que estão presentes em cerca de 40% nos resíduos indiferenciados. Este modelo de compostagem comunitária surge como uma solução para os bioresíduos no local de produção, promovendo uma redução de custos de gestão de resíduos nomeadamente de recolha, de transporte e de tratamento.  É uma prática que tem sido adoptada em várias cidades em todo o mundo, tratando-se de uma estratégia de prevenção e valorização de resíduos com grande valia, do ponto vista ambiental e económico.