Madeira

“Números muito expressivos” espelham retoma do Turismo madeirense

Foto: Jorge Freitas Sousa
Foto: Jorge Freitas Sousa

Foi na entrega das Medalhas de Mérito Turístico deste ano que Eduardo Jesus se mostrou satisfeito com a retoma do Turismo regional num período pós-pandemia. O secretário regional do Turismo e Cultura dava conta de que a recuperação tem sido bastante rápida, assim o demonstram os números referentes ao mês de Julho.

Para os meses de Agosto e Setembro os números deverão ser igualmente animadores, revelou o governante, tendo em conta tanto o número de lugares disponibilizados pelas companhias que voam para a Madeira, mas também de acordo com as taxas de ocupação registadas.

Para esta evolução positiva do sector, o secretário regional diz ter contacto o controlo da pandemia conseguido pelas autoridades de saúde da Madeira, bem como a afirmação do arquipélago como destino seguro. “Isso passou muito bem aos operadores internacionais”.

A diversificação dos mercados de origem foi, também, outro factor que contribuiu para este resultado. “Foi no momento certo. Ou seja, com a aposta que fizemos nos mercados de Leste, conquistamos, hoje, uma fatia de 8% do nosso turismo que está exactamente nessa origem; o que veio amortecer toda a vulnerabilidade que se sentia na origem noutros mercados, nomeadamente no alemão, que é aquele, dos tradicionais, o que está a demorar mais tempo a arrancar”, apontou Eduardo Jesus.

Ainda quanto a números, o governante lembrou que, neste momento, o mercado português representa 51% da actividade turística da Região, o inglês 21%  e o alemão está pelos 11%. Este último, acredita o responsável pela pasta do Turismo, tem ainda uma margem de progressão muito grande.

Medalhas de Mérito Turístico para 19 pessoas ou instituições

Quanto às distinções hoje entregues a 19 pessoas singulares e colectivas pelo seu profissionalismo, entrega e dedicação à indústria do Turismo, Eduardo Jesus realçou a entrega e dedicação destas pessoas ou instituições a um sector que representa mais de 26% na economia regional e emprega directamente mais de 20 mil pessoas.

“Todos os anos há este cuidado da parte do Governo Regional de enaltecer o contributo que as pessoas vão deixando através deste sector ou a este sector ao longo das suas vidas”, reforçou o secretário regional.

Com a Medalha em Ouro - Por excepcionais serviços prestados foram distinguidos Norberto Ascensão Abreu de Sousa, J. Donald Silva, José Avelino Rodrigues.

A Medalha em Prata - Por importantes serviços prestados foi entregue a Maria Fátima Araújo de Barros Ferreira, Maria Luísa de Freitas Silvestre Correia, Carlos Duarte Aveiro Freitas, José Manuel Sardinha, José Manuel da Silva Sousa, João Filipe das Neves, Francisco Porfírio Ribeiro e à empresa Mar Dourado - Actividades Marítimo-Turísticas, Lda.

Já a Medalha em Bronze - Por significativos serviços prestados foi para Conceição Dina Nunes Freitas Pinto, Martinho Figueira Faria, Inácio Rogério de Freitas, Maria Isalina Oliveira Batista, Manuel Fernando Soares Teodoro, João Abel Escórcio de Freitas, Duarte Nuno Severim Rodrigues Gouveia e Vasco de Freitas.