Madeira

'Zona Velha' ganha primeiro posto de carregamento rápido e inteligente para veículos eléctricos

Esta é uma iniciativa no âmbito do projecto INSULAE para alcançar a transição energética das ilhas

None

No âmbito do projecto INSULAE, a partir de hoje, dia em que termina a Semana Europeia da Mobilidade 2021, está disponível o primeiro posto de carregamento rápido e inteligente para veículos elétricos na ilha da Madeira, na Rua José da Silva ‘Saca’, Zona Velha da Cidade do Funchal, com utilização restrita e controlada (limitada aos utilizadores e veículos 100% eléctricos aderentes ao projecto), fora da rede pública nacional de carregamentos.

Esta tecnologia permitirá um controlo inteligente sobre a potência de carregamento dos veículos eléctricos, com o objectivo principal de melhorar a integração de energia eléctrica proveniente de fontes de energia renovável, podendo ao mesmo tempo fornecer serviços de sistema à rede eléctrica.

Este posto de carregamento é uma versão adaptada do já conhecido carregador rápido do parceiro tecnológico Efacec - QC45, permitindo o carregamento de veículos eléctricos até 50 kW de potência de carga em corrente contínua e até 22 kW em corrente alternada. A adaptação desenvolvida no âmbito deste projecto permite a este carregador ficar ligado a uma plataforma de agregação, que transforma os pontos de carga de veículos 100% eléctricos em activos de flexibilidade para o operador de rede, possibilitando o aumento de integração de renováveis no sistema energético, sem comprometer a mobilidade dos utilizadores de veículos eléctricos.

Os 25 futuros utilizadores deste posto de carregamento foram sujeitos a um processo de selecção desencadeado pela Empresa de Electricidade da Madeira e pela ACIF-CCIM, concordando com os termos de utilização dos testes e demonstrações-piloto a que o projecto se propõe.

Está ainda prevista a instalação e demonstração-piloto no mesmo local de um segundo carregador inteligente para veículos eléctricos, denominado QC60, com uma configuração do tipo CHAdeMO| CCS | AC22 (tomada), com carregamentos rápidos até 60 kW (em corrente contínua) e carregamentos semirrápidos até 22 kW (corrente alternada), com capacidade para carregar até 3 veículos em simultâneo.

O INSULAE é um projecto cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa Horizonte 2020, que tem como objetivo fomentar a implementação de soluções inovadoras para a descarbonização das ilhas da União Europeia. Teve início em abril de 2019 e terá a duração de 4 anos.

O INSULAE agrega 26 parceiros de diversos países, incluindo instituições de pesquisa, universidades, serviços públicos, municípios e empresas que atuam no setor da energia, sendo o consórcio liderado pelo centro de pesquisa espanhol CIRCE. Na Madeira, os parceiros do projeto são a EEM - Empresa de Electricidade da Madeira, S.A., que lidera as atividades a desenvolver na Madeira, e a ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira.

O orçamento do projeto ascende a doze milhões de euros, estando estimado para a RAM um orçamento de cerca de um milhão de euros.