Coronavírus Madeira

"Os 85% da vacinação serão atingidos na meta que nós nos propusemos", garante Pedro Ramos

Secretário regional de Saúde e Protecção Civil atesta que a Região vai avançar com terceira dose da vacinação, assim como com a vacinação "dos restantes grupos que estão propostos" - a camada mais jovem da população.

Secretário regional Saúde e Protecção Civil na Cerimónia Virtual de Vinculação à Profissão de Enfermagem.
Secretário regional Saúde e Protecção Civil na Cerimónia Virtual de Vinculação à Profissão de Enfermagem., SRS

O Secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, garantiu, hoje, que a Região vai atingir a meta dos 85% da população com o processo de vacinação completo no prazo previsto - até ao final do mês de Setembro -, atestando que a Madeira vai avançar com a terceira dose da vacina contra a covid-19. 

Os 85% da vacinação serão atingidos na meta que nós nos propusemos e vamos iniciar a vacinação da terceira dose e dos restantes grupos que estão propostos.

Pedro Ramos destaca que Região vai entrar num novo ciclo novo, com a vacinação de novos grupos etários: "porque já está defendida e deixemo-nos de dogmas científicos porque de facto a vacinação é para os mais jovens", vinca. 

Nós estamos a construir algo novo, algo diferente e não vamos sair desta abordagem. Construímos uma Madeira segura, neste momento é uma Região de três S’s – Saudável, Segura e Sustentável.

Declarações proferidas durante a Cerimónia de Vinculação à Profissão de Enfermagem, que decorreu esta terça-feira, 21 de Setembro, em formato 'on-line'. 

O serviço regional de saúde conta agora com mais 74 enfermeiros, o governante com a pasta da saúde deu as boas vindas aos novos profissionais e enalteceu o trabalho dos docentes envolvidos na sua formação: "são uma garantia do sucesso para a entrada dos mesmos no nosso sistema de saúde". 

Na cerimónia que contou com a intervenção da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, enfermeira Ana Rita Cavaco, Pedro Ramos agradeceu publicamente a classe dos enfermeiros que permitiu a reorganização do serviço regional de saúde e garantiu a resposta eficaz à pandemia de covid-19. 

Menos de metade dos casos por 1000 habitantes, menos de metade da letalidade em relação ao país e esta semana vamos atingir a marca de um milhão de testes feitos à nossa população. Isto demonstra uma abordagem diferente, uma preocupação diferente, na defesa da saúde pública da Região Autónoma da Madeira para o qual todos os profissionais foram importantes, mas neste caso os enfermeiros na reorganização, na testagem e na vacinação.