Eleições Autárquicas Madeira

Brício promete centro para pessoas com necessidade especiais no Caniço

None

O candidato da coligação PSD/CDS à Câmara de Santa Cruz, Brício Araújo, anunciou hoje a intenção de criar um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão Social (CACI) para pessoas com necessidades especiais no Caniço. A promessa eleitoral foi feita após uma visita ao CACI da Camacha, onde o cabeça-de-lista teve a oportunidade de conhecer a realidade destas instituições.

“Tendo a plena consciência da necessidade deste tipo de centros ter uma grande proximidade com os utentes e as suas famílias, é nossa intenção, em articulação com o Instituto de Segurança Social da Madeira, sob a tutela da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, criar um CACI na freguesia do Caniço”, assumiu Brício Araújo, que destacou “o ambiente saudável, feliz e harmonioso que se vive no CACI da Camacha, num ambiente de verdadeira inclusão social, onde os utentes desenvolvem trabalhos manuais de grande qualidade e diversas atividades que os integram verdadeiramente”. “O apoio e inclusão dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade no nosso município é uma prioridade da nossa candidatura”, acrescentou.

Em relação à ideia da criação da nova estrutura social no Caniço, Brício Araújo revelou que “para muitas famílias que residem nesta freguesia e trabalham no Funchal, os CACI actualmente existentes no concelho [de Santa Cruz] ficam distantes, pelo que esta solução dará uma resposta mais adequada a muitos utentes e às suas famílias”. “O grande crescimento populacional do Caniço nos últimos anos levou à necessidade de criação de várias infraestruturas, como é exemplo este tipo de centros de apoio à inclusão e às pessoas com necessidades especiais”, concluiu o candidato à Câmara de Santa Cruz, pela coligação PSD/CDS - Cumprir Santa Cruz.

Uma nota de imprensa divulgada pela coligação descreve que o CACI da Camacha é gerido pelo Instituto de Segurança Social da Madeira e presta apoio diário a 26 utentes do concelho de Santa Cruz. São desenvolvidas actividades direccionadas à pessoa adulta com necessidades especiais, que promovem o desenvolvimento das suas competências e que permitem aumentar a autonomia e a independência pessoal, desenvolver competências sociais e contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos utentes e das suas famílias.