5 Sentidos

Jovem artista madeirense Leonor de Castro premiada em concurso na Roménia

None

A jovem cantora madeirense Leonor de Castro participou, via online, no concurso internacional "Volare", que decorreu no final da semana passada na Roménia, tendo sido premiada em duas categorias na iniciativa organizada pela Euro Music Vision.

A artista participou via online e levou a concurso o "Bailinho da Madeira", com uma interpretação feita no 10 de Junho, Dia de Portugal , de Camões e das Comunidades Portuguesas. Foi acompanhada pelo Duo Varejenta, com o seu professor de braguinha Roberto Moniz (viola d'arame) e da sua colega Lara Nunes (rajão), bem como dos amigos Luís Filipe França (cájon) e Salvador França (ukulele bass). Todos eles são elementos da Associação Musical e Cultural Xarabanda, onde a artista tem aulas. A letra da música sofreu ligeiras alterações, feitas por Roberto Moniz, tornando o tema alusivo ao Dia de Portugal.

Leonor participou no festival romeno em duas categorias - Interpretação e "Vacinação". Na primeira, obteve o melhor resultado do Troféu Categoria, entre 14 participantes na sua faixa etária. Na categoria ‘vacinação’ obteve o 1.º prémio entre 24 concorrentes, com idades entre os 8 e os 15 anos. Neste caso interpretou o fado "Lisboa Antiga", com uma actuação feita com os músicos da Associação de Fado da Madeira (AFM), da qual é membro.

Esta não é a primeira vez que Leonor de Castro leva o fado aos concursos e consegue lugares no pódio. Também já não é a primeira vez que leva temas com cordofones madeirenses. Já apresentou jazz/blues, pop, rock, folk, tradicional e fado, mostrando aos jurados de todos os países onde concorre que os instrumentos tradicionais madeirenses são capazes de tocar qualquer género musical e fazer músicas bonitas e de bom gosto. Aliás, este tem sido um dos seus pressupostos, o de tentar mostrar aos jovens que podem escolher um instrumento tradicional madeirense para tocar músicas que gostam, sejam elas mais antigas ou mais recentes, cativando-os para a aprendizagem destes instrumentos, seja no Xarabanda, onde é aluna, seja noutro dos polos de ensino que existem na Região.

É de referir que Leonor de Castro foi convidada para participar presencialmente no concurso “Volare” mas optou por não se deslocar à Roménia por considerar que ainda não estão reunidas todas as condições de segurança e saúde pública, devido à situação pandémica. Nesse sentido, declinou este convite para uma actuação presencial e optou por uma actuação online.