Desporto

Afegã dá à luz a bordo de avião militar dos EUA que a retirou de Cabul

Mãe e filha estão bem de saúde, garante o exército norte-americano

None
Foto Twitter Air Mobility Command

Uma cidadã afegã entrou em trabalho de parto a bordo de um avião de transporte C-17 dos EUA, após ter sido resgatada de Cabul pelas forças norte-americanas. A mulher acabaria por dar à luz uma menina na chegada à base aérea de Ramstein, na Alemanha, este sábado.

De acordo com uma publicação do Comando de Mobilidade Aérea dos EUA no Twitter, "o comandante do avião decidiu descer de altitude para aumentar a pressão do ar na aeronave, o que ajudou a estabilizar e salvar a vida da mãe".

Assim que a aeronave aterrou, a equipa médica do 86.º Grupo Médico da Força Aérea subiu a bordo da aeronave e ajudou a realizar o parto, na zona de cargas.

Após o nascimento, mãe e bebé foram transferidos para uma unidade de saúde e estão bem de saúde, assegura o exército norte-americano.

Os talibãs conquistaram Cabul no dia 15 de Agosto, culminando uma ofensiva iniciada em Maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.