Madeira

Funchal venceu 1ª edição do Prémio de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência

None

O município do Funchal é o vencedor da 1ª edição do Prémio de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência, iniciativa promovida pela ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no quadro da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Segundo a autarquia este é mais um reconhecimento nacional ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal do Funchal, desta feita na área da Protecção Civil.

O edlil, Miguel Silva Gouveia, congratulou-se por nova distinção atribuída à cidade e explicou que “a Câmara Municipal do Funchal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, apresentou, em outubro de 2020, a candidatura ao Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em matéria de Promoção da Resiliência, com o projecto dos Núcleos de Protecção Civil.”

“Essa candidatura resultou neste prémio, um reconhecimento nacional pelo trabalho que temos vindo a desenvolver na protecção de pessoas e bens, sobretudo nas Zonas Altas, potenciando as competências da comunidade para uma intervenção mais eficaz e eficiente nas diferentes fases da Protecção Civil”, acrescentou. 

O Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em matéria de Promoção da Resiliência, reconhece e divulga precisamente o trabalho desenvolvido por municípios, entidades intermunicipais e freguesias, no âmbito da preparação e participação dos cidadãos, em particular dos mais vulneráveis, no aumento da resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

Os Núcleos de Protecção Civil (NPC) foram implementados pela Câmara do Funchal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, após os incêndios do Verão de 2016. Assumem-se como organizações comunitárias, com caráter voluntário, que permitem a residentes ou à comunidade educativa de áreas suscetíveis aos perigos, construírem uma resposta coletiva no âmbito da prevenção e mitigação dos riscos. “Não se pretende que as pessoas se substituam aos agentes de Protecção Civil, mas sim que saibam tratar da sua autoproteção, no primeiro momento de resposta”, sublinhou o Presidente.

Actualmente, a Câmara Municipal do Funchal dinamiza quatro NPC, nomeadamente: os Núcleos de Protecção Civil Jovem na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escola Ribeiro Domingos Dias (Santa Maria Maior) e na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (São Roque); e os Núcleos de Protecção Civil Residente no Curral dos Romeiros (Monte) e na Barreira (Santo António). Desde 2016, o SMPC já levou a cabo um total de 521 sessões de sensibilização, que abrangeram 663 pessoas.