País

Juiz Carlos Alexandre anuncia medidas de coacção para Joe Berardo

FOTO JOSÉ COELHO /LUSA
FOTO JOSÉ COELHO /LUSA

O empresário Joe Berardo e o seu advogado André Luiz Gomes devem conhecer hoje as medidas de coação decretadas pelo juiz Carlos Alexandre por crimes no âmbito do processo da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O interrogatório aos dois homens, detidos desde terça-feira, terminou na quinta-feira. André Luiz Gomes foi ouvido ao longo do dia de quinta-feira e o interrogatório de Berardo começou às 18:30 do mesmo dia e terminou 45 minutos depois, sendo incerto se o empresário madeirense prestou declarações ou se preferiu ficar em silêncio

Joe Berardo e André Luiz Gomes estão indiciados por burla qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsidade informática, falsificação, abuso de confiança e descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público.

O caso, que conta com 11 arguidos (cinco pessoas individuais e seis pessoas coletivas) foi tornado público depois de uma operação policial em que foram feitas cerca de meia centena de buscas, três das quais a estabelecimentos bancários. Em causa no processo está um grupo "que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros" e que terá causado "um prejuízo de quase mil milhões de euros" à CGD, ao Novo Banco e ao BCP.