Comunidades Madeira

Berta Nunes satisfeita com regresso da África do Sul à normalidade

Apesar da melhoria da situação secretária de estado garante continuar a acompanhar a situação

Foto DR
Foto DR

Mesmo depois de a situação na África do Sul ter conhecido alguma acalmia nas últimas horas, as estruturas nacionais vão continuar a acompanhar a situação daquele país onde reside uma grande comunidade de madeirenses.

Ao DIÁRIO, Berta Nunes, secretária de estado das Comunidades, garante que “a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e o Ministério dos Negócios Estrangeiros estão a acompanhar de muito perto a situação da comunidade portuguesa na África do Sul e da comunidade madeirense”, congratulando-se por não haver mortos entre os cidadãos nacionais.

“Sabemos que a situação está gradualmente a normalizar-se e também sabemos que a comunidade portuguesa é muito resiliente e teve as precauções necessárias para evitar fatalidades. Apesar de alguns prejuízos materiais, não houve mortos”.

Apesar da melhoria, os organismos nacionais “vão continuar a acompanhar até a situação se normalizar”, dando conta de que “todas as pessoas da comunidade que necessitem de alguma ajuda podem continuar a utilizar o telefone de emergência do consulado de Joanesburgo”.

“Continuaremos a estar próximos e a acompanhar a situação e desejamos que tudo volte rapidamente à normalidade”, deixa como nota Berta Nunes.