Onde está a ajuda da C.M. da Calheta prometida à EB1/PE da Calheta - Edifício do Atouguia?

Ainda sobre um artigo de opinião recentemente publicado nesta rubrica (09-07-2021) que elogia o apoio da autarquia da Calheta às escolas do concelho, gostaria de salientar que o mesmo é verídico e que a câmara está sempre pronta a ajudar as escolas. Só que essa ajuda nem sempre é dada na mesma medida e na velocidade desejada. Enquanto umas escolas recebem tudo o que pedem, outras recebem o extremamente necessário. É o caso da EB1/PE da Calheta, mais concretamente o edifício do Atouguia (ex-EB1/PE do Lombo do Atouguia) que espera há mais de dez anos por um acesso automóvel, um estacionamento e um espaço adequado para o transporte escolar recolher as crianças. Até hoje, nada foi cumprido (embora já tenha constado em dois programas eleitorais autárquicos). Das promessas feitas, até este momento, este edifício centenário está apenas a receber a recuperação da muralha de suporte (que apresentava risco de ruir), uma pintura exterior e aguarda a chegada dos equipamentos do parque infantil (porque os anteriores foram retirados por causa das obras e já não cumpriam as regras de segurança exigidas).

Resumindo, este espaço escolar não recebeu nada do que foi prometido e reivindicado ao longo do tempo. Por aqui passaram centenas de alunos e famílias que poderiam ter tido melhores condições. Vi os meus filhos crescerem neste espaço e saírem sem verem as melhorias desejadas. Podemos então perguntar: porque é que uma autarquia tão cuidadosa e prestável para a EB1PE do Lombo do Guiné e não tem feito o mesmo com EB1/PE da Calheta – Atouguia? Será que os profissionais desta última têm menos capacidades e não merecem melhor, os alunos são menos interessados, os pais e encarregados de educação não têm filiação política no partido do poder? Ou será porque o Diretor desta já foi membro da oposição na câmara municipal local? Será que o problema é a distância entre as duas escolas? A distância talvez não, afinal ficam uma em frente à outra a apenas dois quilómetros de distância, em linha reta. Nada sei, mas algum motivo haverá.

Só constato que a autarquia tem dois pesos e duas medidas. Além disso, este edifício escolar que alberga os alunos dos Lombos do Atouguia, Lombo do Doutor e não só, vai continuar como sempre esteve: com acesso por uma vereda com degraus, sem acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e sem espaço adequado para o transbordo de alunos que precisam de transporte (Este prestado pela própria câmara.).

Para aqueles que dizem que a Câmara Municipal da Calheta é um exemplo, têm razão. Apenas vos digo: é um exemplo bom ou mau, dependendo do ponto de vista de cada um!

M. F.