Madeira

29 alunos da Madeira com trabalhos premiados na Bulgária

A Madeira foi a única região do país a participar no Concurso Internacional de Expressão Plástica

None Ver Galeria

29 alunos oriundos de 13 escolas da Madeira foram premiados no Concurso Internacional de Expressão Plástica da Bulgária.

No total concorreram 585 trabalhos de 44 escolas da Região.

A Madeira foi a única região do país a participar neste concurso, o que garantiu a Portugal o “estatuto” de quarto país com mais trabalhos distinguidos.

Os trabalhos premiados integram uma exposição anual de arte juvenil e ainda a exposição colectiva, patente na Rusi Karabiberov Art Gallery, na Bulgária, durante o mês de Junho.

A selecção dos trabalhos patentes na exposição foi feita entre milhares, provenientes de 30 países participantes.

A entrega de certificados decorreu, esta manhã, na Quinta Magnólia, com o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, a destacar a "linguagem universal das artes". 

Apesar de vivermos numa ilha, através das artes temos a capacidade de comunicar sentimentos, emoções e pensamentos e, acima e tudo, de desenvolver essas competências nas nossas crianças e nos nossos alunos". Jorge Carvalho

O concurso, promovido pela Associação Nova Zagora, em parceria com o Duga Art Studio, na Bulgária, pretende incentivar os alunos a trabalharem e desenvolverem a componente plástica da Educação Artística, possibilitando a realização de obras originais e criativas e a exploração de materiais e técnicas diversificadas de Expressão Plástica. Também é uma oportunidade para os alunos participarem num concurso internacional e de terem o seu trabalho patente numa exposição colectiva além-fronteiras. 

A iniciativa, na Quinta Magnólia, contou com a performance de João Afonso, aluno da professora Neuza Abreu, no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.