UBER: um serviço Essencial

A notícia de que a UBER vai deixar de operar na Madeira a partir de 6 de Maio, foi recebida com frustração e indignação.

É um erro ignóbil e fatal por parte do governo regional em afastar este serviço que era muito bom para os clientes.

Fizeram esta lei de modo a não prejudicar o serviço tradicional, mas não quiseram ouvir o que os clientes que já usaram ambos os serviços têm a dizer!

O serviço da UBER é vantajoso na medida em que se pode pedir o serviço em qualquer sítio, bastando activar a localização, o motorista vinha ter ao encontro da pessoa na hora. Com o serviço tradicional, isto não é facilitado, ou se tem o número do serviço e é preciso explicar onde se está ou se tem de encontrar um ponto onde esteja o serviço.

É dado o percurso que o motorista irá fazer do ponto de recolha ao ponto onde o cliente quer ir. O valor a ser pago é calculado segundo esse percurso, não havendo cobrança de dinheiro extra caso haja trânsito ou alguma situação em que o tempo de chegada seja mais demorado.

No fim da viagem, o cliente tem a possibilidade de avaliar a viagem e o condutor, assim como dar uma gorjeta caso tenha ficado satisfeito com a viagem. Também o motorista avalia o cliente, tornado o sistema de avaliação mútuo e justo. Aqui não há espaço para antipatia e mau serviço que infelizmente por vezes se verificam no serviço tradicional.

O pagamento é feito por transferência online, debitada na hora, não havendo a necessidade de o cliente ter de andar com dinheiro a mais na carteira, nem há confusão na hora de pagamento, onde muitas vezes o cliente e o motorista tradicional não têm troco, ficando sempre algum por perder dinheiro. Também neste serviço há a possibilidade de passar recibo pela viagem, coisa que é complicadíssima no serviço tradicional.

Permitir a operação da UBER não era o fim do sector tradicional, mas uma oportunidade para o melhoramento desse serviço que está já há demasiado tempo desactualizado e que é muito caro para o que é.

Era um bom serviço para quem não tem carro, pois vivemos para trabalhar mas não é toda a gente que ganha para conseguir sequer ter um carro.

É triste esta notícia do abandono da UBER da Madeira, nós madeirenses ficamos a perder, é por estas e por outras que lá fora nos veêm como atrasados.

R. N.