A Floresta da Laurissilva e a Estrada das Ginjas

No DN de terça-feira, 30 de março de 2021, nas cartas do leitor; vem duas cartas, sendo uma do Eng.° Henrique Costa Neves, que foi Diretor do Parque Natural da Madeira, e do Senhor João Martins, que não conheço a pessoa. Mas eu estou em concorância com ambos.

O Senhor Eng.° Campos de Andrada, natural de Sintra, era o Diretor da Circunscrição Florestal da Madeira, sendo o Senhor Eng.° Henrique Costa Neves um dos seus grandes colaboradores e, também, a família dos Franquinhos.

O Senhor Eng.° Rui Vieira era o Presidente da Junta Geral do Distrito Autónomo da Madeira.

Os Engenheiros Rui Vieira e Campos de Andrada foram os grandes defensores da Floresta da Laurissilva na Madeira, que, ainda hoje, está a maior reserva desta floresta no nosso planeta.

Como fui um dos fundadores do Clube de Campismo Pombos Livres na Madeira, verifiquei que havia boas estradas calcetadas com as pedras da nossa Ilha da Madeira.

As estradas, os riachos, as levadas e as ribeiras estavam sempre limpas; por que havia os trabalhos dos cantoneiros para esse fim.

Com a revolução do 25 de abril de 1974, deixou de haver a Junta Geral do Distrito Autónomo da Madeira e da Circunscrição Florestal da Madeira; passando a responsabilidade para o Junta Governativa da Madeira que passou para o Governo Regional, hoje, Região Autónoma da Madeira.

Asfaltar as estradas nas nossas serras, é crime contra a natureza, visto o asfalto não permitir a infiltração das águas no solo para alimentar as nascentes, e estas, as levadas da nossa Ilha da Madeira.

O asfalto acumula o calor, por incidência da luz solar, sendo o grande causador da não condensação das gotículas dos nevoeiros; não havendo precipitação, causando danos à nossa Floresta da Laurissilva.

José Fagundes