Madeira

Orlando Fernandes lamenta situação entre autarquia do Funchal e Rigo 23

Em causa está a "nomeação e posterior desnomeação do conceituado e renomado artista plástico madeirense" para comissário da candidatura do Funchal a Capital Europeia de Cultura 2027

None

O deputado municipal independente, Orlando Fernandes, lamenta situação que aconteceu entre a autarquia do Funchal e Rigo 23 aquando da "nomeação e posterior desnomeação do conceituado e renomado artista plástico madeirense" para comissário da candidatura do Funchal a Capital Europeia de Cultura 2027.

"Esta confusão demonstra uma total falta de conhecimento, ou acção propositada, entre o que é um comissário / curador e um embaixador. Parece-me que afinal a Câmara Municipal do Funchal queria que Rigo fosse um embaixador e convidou-o 'inadvertidamente' para comissário", disse através de um comunicado de imprensa.

Orlando Fernandes afirmou estar a favor do  evento, "que em muito colocará a cultura em movimento, na cidade do Funchal", mas sublinha que "os dinheiros públicos são de todos e exige-se responsabilidade".

Com o evento nas 'maõs' de uma entidade privada, o deputado municipal independente pediu um esclarecimento ao presidente da autarquia funchalense.

"Por isso entendi que era a altura oportuna para dirigir ao executivo, liderado pelo engenheiro Miguel Gouveia, o pedido de esclarecimento, de forma a clarificar a envolvência da dita entidade privada, uma vez que até agora o executivo ainda não procedeu a qualquer nomeação pública da entidade gestora do projecto", frisou.