Madeira

Governo investe 26 milhões de euros em obras em Santana

Secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas visitou esta sexta-feira a reconstrução da Estrada Regional 219, que liga a freguesia da Ilha a Santana

None

26 milhões de euros em obras em Santana. É este o valor de investimentos que o Governo Regional tem em curso no concelho, um número que foi anunciado esta manhã de sexta-feira por Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, no âmbito da visita que realizou à reconstrução da Estrada Regional 219, que liga a freguesia da Ilha a Santana.

Estes milhões envolvem sobretudo obras em estradas regionais como a Achada do Teixeira / Pico das Pedras e a Ribeira de São Jorge / Arco de São Jorge, mas também construções/intervenções na sede da Associação Santana Cidade Solidária e Centro Cívico do Arco de São Jorge.

"São importantes investimentos que o Governo Regional está a fazer em Santana", disse o governante, acompanhado pelo presidente da autarquia, Dinarte Fernandes, do CDS.

"O Governo Regional tem um importante investimento na rede viária regional para este ano. Esta obra [reconstrução da Estrada Regional 219] faz parte desse investimento. É uma obra que tem um valor de 1,45 milhões de euros, começou em Outubro passado, prevemos concluí-la no 1.º semestre deste ano", adiantou.

"É uma estrada regional que tem cerca de 3,8 Km, que está a ser reabilitada com alguns trabalhos, contenção de taludes, reparação dos órgãos de drenagem, alargamentos pontuais na estrada, entre outros trabalhos" Pedro Fino, Secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas

Esta estrada também foi "bastante afectada no temporal de 20 de Fevereiro, condicionando o acesso aos locais e todos os que visitam a freguesia da Ilha e também foi atingida elos recentes temporais com várias ocorrências condicionando bastante esse acesso".

Este investimento visa a protecção e segurança da população, garantindo o reforço da coesão territorial trazendo benefícios claros sociais e económicos aqui para a freguesia. Pedro Fino, Secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas

Sobre a obra, explicou após a visita que os técnicos vão optar por uma solução de redes com cabos de aço e redes metálicas, com pregagens que já estão efectuadas. "Em cima recorremos ao betão projectado com malha sólida e pregagens para conter o material que possa cair na estrada", disse.

Outra das soluções será um muro de protecção da estrada, envolvendo estacas e uma fundação com betão armado e depois um muro em betão ciclópico.

Fechar Menu