Coronavírus País

DGS estuda uso de duas máscaras em simultâneo

Recomendação partiu de peritos norte-americanos devido às novas variantes do SARS-CoV-2

None
Foto Lusa

Em entrevista ao jornal Público, publicada este sábado, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, a afirmou que Portugal pediu novamente ao grupo de peritos para avaliar a recomendação feita nos Estados Unidos, pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), sobre a utilização de duas máscaras devido à alta transmissibilidade das novas variantes do coronavírus.

“Temos neste momento dois grupos de peritos a estudar essa precaução, pelo medo das novas variantes. Já andamos a consultar os peritos regularmente há muito tempo, e a última consulta, há cerca de duas semanas, foi no sentido de manter a recomendação actual. Agora, com a nova decisão do CDC, voltámos a pedir a opinião aos peritos”.

Esta semana, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA recomendou a utilização em simultâneo de duas máscaras para evitar o contágio pelas estirpes mais contagiosas, as detectadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

Os peritos norte-americanos recomendam a utilização de uma máscara reutilizável por cima de uma cirúrgica, ou a utilização de uma máscara considerada de alta proteção como as máscaras FFP2.

Ao Público, a directora-geral da Saúde admitiu ainda um cansaço dos cidadãos com um “excesso” de informação e anunciou ainda que o país vai poder fazer até 100 mil testes à covid-19 por dia.

Fechar Menu