Madeira

Olavo Câmara apela ao reconhecimento profissional dos médicos luso-venezuelanos

None

O deputado do Partido Socialista-Madeira (PS-M) à Assembleia da República Olavo Câmara alertou, hoje, dia 10 de Fevereiro, para a necessidade de ser agilizado o processo de reconhecimento profissional dos médicos formados no estrangeiro a residir em Portugal, particularmente os luso-venezuelanos.

Depois de, na passada semana, ter já abordado o assunto publicamente, o parlamentar socialista voltou esta manhã ao tema, questionando a ministra da Saúde sobre esta matéria. Aquando da audição a Marta Temido, na Assembleia da República, Olavo Câmara destacou que "o reforço dos recursos humanos na saúde tem sido fundamental para responder da melhor forma à pandemia e às necessidades do Sistema Nacional Saúde", acrescentando que tal deve ser valorizado.

Olavo Câmara enalteceu o facto de o Governo ter decidido "chamar os médicos formados no estrangeiro para esta luta", dando conta que há muitos em Portugal disponíveis para este combate. Contudo, disse que a Ordem dos Médicos "continua a obstaculizar" esta pretensão do executivo e de todos estes profissionais, que "continuam dependentes de um processo de equivalências que é desadequado em tempos ditos normais, pelo tempo e burocracia envolvidos", e "muito menos agora, em situação de emergência, que exige respostas urgentes".

Enquanto eleito pela Madeira, o jovem deputado disse acompanhar de perto "muitos casos de médicos luso-venezuelanos formados no estrangeiro e que esperam anos pelo reconhecimento do exercício da sua profissão", os quais fazem falta ao Serviço Regional de Saúde. 

Fechar Menu