Madeira

PS acusa PSD de ter atrasado a obra do novo Hospital

None

No decorrer de uma visita efectuada esta quarta-feira, 29 de Dezembro, à zona onde decorrem as obras de construção da novo Hospital da Madeira, o cabeça de lista do PS-M às eleições legislativas, Carlos Pereira frisou que foi graças ao Governo Socialista que foi possível assegurar o co-financiamento de 50% dos custos da infra-estrutura, acusando o PSD de ter atrasado o arranque da obra.

Carlos Pereira lembrou que o novo Hospital "era um desígnio que a Região tinha há muitos anos" e afirmou que, também durante muitos anos, "o PSD não considerou que tal fosse necessário, mesmo observando as más condições em que se encontrava o hospital actualmente em funcionamento".

O candidato referiu que, depois de um grande esforço de mobilização da sociedade madeirense, das instituições ligadas à saúde e dos partidos da oposição, “foi possível colocar em cima da mesa a ideia de fazer um novo hospital como um aspeto central para uma mudança do Serviço Regional de Saúde”, tendo o PS, desde a primeira hora, assumido o compromisso de fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para garantir um cofinanciamento da República a essa infraestrutura. “Nunca ouvi, em nenhuma circunstância, o PSD dizer que faria esse esforço no plano nacional junto da Assembleia da República ou junto do seu Governo (entre 2012 e 2015)”, sublinhou.

Carlos Pereira recordou que no primeiro Orçamento do Governo do PS, em 2016, foi colocado um artigo escrito por si próprio e aprovado pelo primeiro-ministro, António Costa, que "garantia o co-financiamento de 50% do novo Hospital, sendo que, desde então, os meios financeiros têm estado sempre inscritos em todos os Orçamentos do Estado". Acontece que, tal como deu conta, em 2016, 2017 e 2018, "o orçamento Regional não contemplava nenhuma verba para este fim".

Em boa verdade, até faltou dinheiro para as expropriações. Eu disse que estes atrasos iriam levar a que a obra do novo hospital, que devia ter começado em 2017, só começassem em 2020 e foi isso que aconteceu. O PSD travou a construção dessa obra porque não fez a sua parte nessa matéria. Nunca aconteceu haver um co-financiamento desta dimensão e este é o primeiro Projecto de Interesse Comum que está aprovado e em funcionamento, estando a Madeira já a receber dinheiro

Frisando que o Estado vai "co-financiar uma obra que o PSD nada fez para que fosse co-financiada” e acusando os sociais-democratas de terem "atrasado a obra por alguns anos", Carlos Pereira disse ainda que “todos aqueles que continuarem a deitar pedra em cima desta grande conquista para os madeirenses estão a prestar um mau serviço à Madeira e não estão a favor dos madeirenses”.