Madeira

"Espero que seja uma grande noite para toda a gente", diz Pedro Calado

None

Como é hábito, o presidente da Câmara do Funchal está a visitar hoje o mercado do Funchal, ao lado de membros do executivo regional. Pedro Calado espera que seja uma "grande noite para toda a gente", mas esquece de sublinhar a importância de cumprir as medidas sanitárias: "Hoje, sendo o dia 23, esperamos uma grande afluência. Neste dia a maioria das pessoas são madeirenses, embora estejamos a assistir a alguma entrada de turismo, mas a grande maioria são madeirenses, que aproveitam por tradição vir ao mercado fazer as suas compras. O que pedimos é que venham em segurança: o uso da mascara é obrigatório, aqui à entrada do Mercado estamos a pedir pelo menos a apresentação de um teste antigénio negativo. Embora o espaço seja ao ar livre, é um espaço que hoje [com muita gente] permite o contacto grande entre as pessoas".

O autarca lembra que o executivo municipal desenhou algumas estratégias para evitar aglomerados: "Tentamos criar corredores de segurança onde as pessoas possam entrar por uma porta e sair por outra. Isto para tentarmos conciliar a actividade de negócio que os comerciantes têm lá dentro com o dia-a-dia e a tradição normal".

Porque, como lembra, ainda estamos a pandemia e o número de casos tem vindo a aumentar.

Ninguém quer fazer limitações de uso, ninguém quer fazer confinamentos, a única coisa que se pede às pessoas e cada um tem de pensar individualmente, mas sobretudo no bem colectivo. É percebermos que para termos uma vida normal temos que saber viver em pandemia. Se todos nos respeitarmos - usarmos máscara, fizermos a desinfecção das mãos, termos teste antigénio todas as semanas, para termos a certeza se estamos positivos ou negativos - são pequenas medidas, mas que nos ajudam a viver em sociedade, mais seguros" Pedro Calado, presidente CMF 

O autarca espera que as festas do dia 23 de Dezembro sejam um sucesso: "Apesar de não termos hoje as comidas e bebidas na rua por questões de confinamento e de evitar grande aglomeração de pessoas, espero que hoje dentro do mercado até às 00h, na Rua Latino Coelho, e na Rua do Hospital Velho até às 2h, onde há a tradição de vender legumes e frutas, ramagens, espero que seja uma grande noite para toda a gente".