Orçamento Regional Madeira

PSD enaltece "grande pendor social" do Orçamento para 2022

None

"Um Orçamento social e amigo das famílias". É desta forma que o Grupo Parlamentar do PSD define o Orçamento da Região para 2022, salientando que "a componente social representa a maior parte das verbas disponíveis".

Numa iniciativa junto ao instituto da Segurança Social da Madeira, a deputada Conceição Pereira sublinhou que "são várias as medidas previstas para apoiar as pessoas com maior carência e em situação de maior fragilidade, mas também as famílias no geral, sendo estas transversais aos diferentes departamentos de governação".

Algumas delas, referiu, são pioneiras na Região e representam um importante reforço aos apoios convencionais. A título de exemplo, apontou "o Kit bebé, com 1,3 milhões reservados no Orçamento para 2022"; "o Programa +Visão, que inclui Seniores e jovens, com uma dotação de 1,4 milhões de euros"; o "apoio às famílias com crianças a frequentarem as creches e jardins de infância, com 4,3 milhões de euros" e o "Apoio à Pessoa em Situação de Sem-abrigo, com dotação global de 15,7 milhões de euros prevista para 2022".

“Estamos perante um orçamento que protege as famílias, os mais desfavorecidos, mas também os nossos jovens e, sobretudo os mais velhos, havendo para estes últimos um reforço no Complemento Social do Idoso, com uma dotação de quatro milhões de euros", reforçou.

Segundo a deputada, só no conjunto dos apoios referidos, "estamos a falar de valores que ascendem a 26,7 milhões de euros".

A seu ver, "a questão social abrange muito mais, passando também pelas áreas da educação e da saúde", que, "no Orçamento para 2022, absorvem mais de 700 milhões de euros", vinca.

As propostas de Orçamento, no valor de 2.125 milhões de euros, e do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração (PIDDAR), orçado em 764 milhões, serão debatidas em plenário na Assembleia Legislativa da Madeira durante 22 horas, entre os dias 13 e 16 de Dezembro.