Madeira

PSD considera que Orçamento da Região para 2022 "responde ao envelhecimento da população"

None

“O Orçamento da Região para 2022 é um orçamento que investe e aposta nas políticas sociais”, afirmou, hoje a deputada Rubina Leal, numa iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD, junto ao Lar de São Gonçalo.

“As respostas sociais são reforçadas e há medidas que fortalecem a proteção social, sobretudo daqueles que se encontram numa faixa etária mais avançada e que estão muitas vezes, numa situação de maior fragilidade”, salientou, referindo que, com o envelhecimento da população, torna-se premente adaptar as políticas sociais a esta realidade, não só através do apoio que é prestado ao domicílio, mas também através de outras respostas, nomeadamente nas redes de estabelecimentos residenciais e de cuidados continuados integrados.

Nesse sentido, Rubina Leal sublinhou que estão inscritas, no Orçamento para o próximo ano, diversas medidas de intervenção social. Entre elas, o apoio ao nível das Ajudantes Domiciliárias, no valor estimado de 500 mil euros, a continuidade da ação social que é prestada através da Rede de Cuidados Continuados, com uma dotação de 7,5 milhões de euros, e o alargamento da Rede de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, na ordem dos 15 milhões.

“Temos, assim, um orçamento comprometido com as políticas de apoio ao envelhecimento, com a adaptação das respostas sociais à longevidade da população e às necessidades e complicações que surgem com o prolongamento dos anos de vida.”