Madeira

Bandeira Verde para 39 escolas do Funchal

None
Foto: André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal foi, hoje, palco da cerimónia de entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas, onde 39 estabelecimentos de ensino do concelho receberam o galardão pelo trabalho desenvolvido no ano lectivo 2020/2021, em prol do ambiente.

A vereadora Nádia Coelho realçou “ter a plena consciência que os desafios, que as questões ambientais que se nos colocam hoje, requerem muitas alterações, quer da sociedade em geral, quer das escolas”.

Nádia Coelho defende que o esforço na educação para esta causa é “urgente” e tem de ser continuado, para que se altere os maus hábitos. “Deverá ser orientado para os jovens, que serão os futuros pais e educadores. Caberá à sociedade e, em especial à escola, este papel de esclarecer e ensinar”, sustentou.

A cerimónia contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente Recursos Naturais e das Alterações Climáticas, Susana Prada. A governante considera determinante a mudança de comportamentos, tendo sublinhado que sem o contributo das escolas, não teria sido possível à RAM ter, antecipadamente, atingido as metas a que se propunha em 2020, nomeadamente, na redução de gases com efeito de estufa e as metas de gestão de resíduos sólidos urbanos em que “somos uma referência nacional”.

Já se inscreveram até ao momento 42 estabelecimentos de ensino no programa Eco-Escolas para o próximo ano lectivo. O Funchal tem 76 estabelecimentos de ensino e, segundo refere Nádia Coelho, o objectivo é que mais escolas venham a associar-se ao projecto nos próximos anos. Nesse sentido, revelou que serão realizadas iniciativas para promover o programa nas escolas.

A edição do programa do anterior ano letivo foi subordinada à temática da água, energia e resíduos. A próxima terá como tema a biodiversidade.

O município informa que este é um programa vocacionado para a Educação Ambiental e para a Cidadania e tem como grande objectivo encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, em benefício do ambiente.

Trata-se de um programa de âmbito europeu, que a nível nacional é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa e, a nível regional, pela Direcção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas. O Município do Funchal entra como parceiro no apoio à implementação do Programa nos Estabelecimentos de Ensino.