Madeira

Congresso Ibero-Americano de Compliance reúne mais de meia centena de investigadores

None

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, decorrerá a 2ª edição do Congresso Ibero-americano de Compliance, Governança e Anticorrupção - CIACGA 2021, iniciativa do Instituto Ibero-americano de Compliance (IIAC), sediado em Porto Alegre (Brasil), realizada em parceria com Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL).  O congresso irá decorrer em formato virtual.

A sessão inaugural terá lugar na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, pelas 11h, contando com as intervenções de, Cássio Chechi de Assis - Vice-presidente do IIAC; Fabrizio Bon Vecchio - Presidente do IIAC; Leandro Vilella Cezimbra - Advogado e Professor convidado; e Sancha de Campanella - Vice-Diretora Geral do ISAL, que fará a palestra de abertura do Congresso.

A programação contempla a apresentação de cerca de meia centena de comunicações, inseridas em seis grupos de trabalho, que se debruçam sobre os seguintes domínios: 1. Anticorrupção / Compliance criminal / Lavagem de capitais; 2. Direito Digital / Inteligência Artificial / Proteção de dados e privacidade; 3. Compliance na Educação / Compliance na Saúde / Compliance laboral; 4. Compliance ambiental /Compliance público / Gestão de crises / Governança / Sistemas de Compliance; 5. Compliance para as instituições financeiras / Compliance tributário; 6. Outros.

O Congresso conta com vinte e cinco palestrantes convidados, oriundos de dez países, a saber, Brasil, Portugal, França, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Equador. Serão levados à discussão, quarenta trabalhos de investigação e sessenta e sete intervenções, para uma audiência de mais de meia centena de investigadores participantes. A sessão de encerramento está agendada para o dia seguinte, 30 de novembro, pelas 19h00, contando com as intervenções dos representantes das instituições organizadoras. Pode consultar a programação em https://iiacompliance.org/ciacga-2021/

A terceira edição terá lugar em Maio de 2022

Sancha de Campanella, Vice-Diretora do ISAL, co-organizadora do evento, revela que, “o sucesso das duas primeiras edições deste congresso foi demonstrado pela afluência de participantes e pela qualidade das investigações apresentadas, justificando por isso, a legítima ambição de realizarmos uma 3ª edição em 2022, desta vez num formato presencial”. A Vice-diretora reitera o seu "agradecimento ao IIAC pela oportunidade desta parceria” que “tem vindo a se revelar profícua”, expressa. A terceira edição deste Congresso está prevista para os dias 26 e 27 de maio de 2022.

Este conjunto de iniciativas vão ao encontro do plano estratégico do Centro de Investigação do ISAL (CIISAL) para o quadriénio 2019/2023, que “tem vindo a estabelecer parcerias que fomentem a investigação científica e, consequentemente, possibilitem a realização de congressos internacionais”, destaca Sancha de Campanella.