Madeira

Presidente da ALM lamenta morte de Carlos Lélis

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, lamenta a morte de Carlos Lélis.

Em nota enviada à comunicação social é referido a "personalidade destacada na cultura, nacional e internacional, e na política, tendo exercido os cargos de Secretário Regional de Educação e Cultura (1978-1980) e de deputado do PSD na Assembleia da República (V e VI Legislaturas)". 

Homem das letras e das artes, Carlos Lélis destacou-se como professor de cultura portuguesa, em Portugal e em universidades estrangeiras, e enquanto membro da comissão de instalação da extensão universitária, que deu origem à Universidade da Madeira. Desde o jornalismo à crítica de arte, desde a encenação à direcção criativa, a imagem de Carlos Lélis ficará para sempre ligada ao rigor e ao empenho com que abraçava os diferentes projectos. Como Representante da Madeira no Comissariado da Expo 98, Carlos Lélis fez um trabalho meritório que projectou o arquipélago madeirense no país e no mundo.

José Manuel Rodrigues destaca a determinação e rigor científico de Carlos Lélis, alvo de vários louvores regionais, nacionais e internacionais, "entre eles o grau de Comendador da Ordem de Mérito, atribuído pelo Presidente República em 2015, a condecoração de Grande Oficial da Ordem de Mérito do Luxemburgo e a Medalha da Cruz Vermelha Portuguesa".

Pelo seu percurso no ensino e na política, pelo seu rigor e determinação e pelo seu amor à Madeira e à cultura madeirense, Carlos Lélis deve servir de exemplo de inspiração a todos nós.

À sua família e amigos, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira dirige as mais sentidas condolências.