Madeira

“Centro de Química da Madeira é dos mais prestigiados do país”

Garantia do presidente do Governo Regional, que promete reforçar os apoios nos próximos anos

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que esta manhã esteve presente, no Colégio dos Jesuítas, na sessão de abertura do 8.º Encontro Anual do Centro de Química da Madeira, à entrada para a cerimónia sublinhou a importância da população saber que “o Centro de Química da Madeira é dos mais prestigiados do país”. Isto porque “trabalha há vários anos em parceria com diversas universidades, acolhe um conjunto de investigadores de ponta, está ligado a um conjunto de empresas nacionais e regionais e tem feito um trabalho extraordinário”, reforçou, apontando como exemplo o trabalho feito na área da nanotecnologia e também na investigação do cancro.

Argumentos para concluir que “é fundamental nós continuarmos a perceber que um dos pilares do desenvolvimento da Madeira tem de ser o apoio à Ciência e à qualificação dos nossos jovens”, defendeu. Ainda sobre o Centro de Química da Universidade da Madeira que “para além de ser prestigiadíssimo, está aberto ao mundo, pois acolhe um conjunto de investigadores”, fez saber que a ideia do Governo Regional “é reforçarmos os apoios nos próximos anos no sentido de melhorarmos quer os centros de pesquisa e de investigação, quer também a colaboração com outras instituições mundiais e com as universidades”, concretizou.

O Centro de Química da Madeira é uma unidade de investigação sediada na Região, que integra o Sistema Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.

É apoiado por fundos regionais, nacionais e europeus, através da ARDITI/IDR e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, contribuindo com as suas áreas de investigação – Saúde, Qualidade e Segurança Alimentar e Tecnologias do Mar – para a formação de recursos humanos altamente qualificados, avanço do conhecimento e apoio às empresas da Região.

Actualmente os fundos europeus para a investigação é a principal fonte de financiamento desta unidade.