Madeira

Abertas as inscrições para o programa 'Escola Missão Continente' ano lectivo 2021/2022

Este ano, o programa será alargado ao Pré-Escolar e 2.º ciclo do Ensino Básico. As inscrições decorrem até 22 de Outubro

None

Encontram-se abertas as inscrições para o programa educativo da Escola Missão Continente. O projecto visa sensibilizar os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida activo.

No ano passado, nove escolas da Região participaram no programa. Este ano, o projecto será alargado ao Pré-Escolar e 2.º ciclo do Ensino Básico (CEB) e as inscrições decorrem até 22 de Outubro através do site da Missão Continente.

Como embaixadores oficiais, a edição 2021/22, conta com três personalidades nacionais que se destacam na área do desporto, alimentação e entretenimento: o apresentador Francisco Garcia, como embaixador EMC do Pré-escolar; a apresentadora e food writer Filipa Gomes, como embaixadora do 1.º CEB, e a jogadora de futebol da Selecção Nacional Feminina, Jéssica Silva, como embaixadora do 2.º CEB.

Ao longo do ano letivo, a EMC proporcionará às turmas inscritas conteúdos, atividades educativas, desafios e visitas a lojas Continente, entre outras surpresas.

Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).

De modo a verificar se a sensibilização para um estilo de vida saudável é, ou não, eficaz, nomeadamente na redução de crianças com excesso de peso ou obesidade infantil, a Escola Missão Continente (EMC) vai avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo em 44 escolas do 1.º CEB, durante quatro anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.

O estudo científico de medição de impacto acompanhará crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, inscritas no programa EMC, abordando a temática geral “Dieta Mediterrânica - uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde a cada ano se aplicará um programa específico com conteúdos integrados, ajustados às idades das crianças. Todas as turmas inscritas no Programa vão abordar quatro temas ao longo dos quatro anos de acompanhamento.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.