Madeira

PSP associa-se a diversos projectos sociais para proteger os mais idosos

None

Com o objectivo de proteger e aumentar o sentimento de segurança dos maiores de 65 anos de idade que vivem em situações de maior fragilidade social, o Comando Regional da PSP da Madeira tem vindo a criar e a associar-se a diversos projectos de nível social.

São eles: programa de apoio 65 do MIPP (Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade); operação 'a solidariedade não tem idade'; programa 'Estou aqui adultos' e projecto 648 'Sistema do contacto dos idosos com as forças de segurança'.

A proposito da comemoração do Dia Internacional do Idoso, que se assinala hoje, diz que a PSP possui como missão, entre outras, proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens que se encontrem em situações de perigo.

Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis, destacam-se as pessoas mais idosas, que normalmente, encontrando-se mais isoladas e fragilizadas necessitam, com frequência, do apoio de terceiros.

Decorrente dessa dependência social, aumentam as debilidades securitárias, cabendo à PSP reduzir o seu sentimento de insegurança e contribuir para a diminuição dos índices criminais de atos que vitimam especificamente este grupo de risco.