Madeira

'Amera' em escala no Porto do Funchal

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

Com chegada prevista para as 8 horas desta manhã de sexta-feira, 1 de Outubro, o navio de cruzeiro 'Amera' chegou ligeriamente mais cedo e inaugura aquela que, ao que tudo indica, poderá ser uma nova vida no Porto do Funchal.

Com apenas uma 'mão cheia' de escalas desde o início da pandemia de covid-19, a principal porta de entrada por mar na Madeira, deverá ter um mês de Outubro bastante animado, por comparação com o último ano e meio.

Assim, de acordo com os dados divulgados pela APRAM, deverão ser neste mês 24 escalas no Porto do Funchal, já contando com a de hoje, e cinco no Porto Santo. A menos que haja cancelamentos que não estão registados (retirados do portal da Administração dos Portos da Madeira), então é, efectivamente, um retomar da normalidade possível na actividade desta entidade pública, pelo menos no que toca à recepção de navios de cruzeiro.

Quanto ao 'Amera', é um navio de média dimensão, com cerca de 205 metros de comprimento, em actividade desde 1988 e que já teve outras três denominações, quatro donos, cinco operadores e esteve registado em três portos, o actual é das Bahamas.

Tem capacidade para 835 passageiros e 443 tripulantes, mas não deverá estar na total ocupação dadas as medidas ainda existentes.

Proveniente de Lisboa, sai amanhã pelas 7 horas rumo ao Porto Santo.