País

Saiba o que é notícia hoje

Os estudantes voltam hoje a exigir nas ruas de todo o mundo soluções para a crise climática global

None

Os 68 arguidos do processo Operação Zeus sobre corrupção nas messes da Força Aérea vão hoje ouvir o acórdão do processo no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Devido ao estado de contingência causado pela pandemia, a leitura do acórdão não se realiza na sala de audiências do Tribunal de Sintra.

Em causa neste julgamento esteve o esquema de corrupção nas messes da Força Aérea Portuguesa, tendo um dos arguidos que decidiu colaborar com a justiça denunciado que o dinheiro entregue pelos fornecedores de bens alimentares era depois distribuído pelos envolvidos no estratagema, que inclui altas patentes daquele ramo das Forças Armadas.

O esquema passava pela sobrefaturação por parte de várias messes da Força Aérea, que terão lesado o Estado em, pelo menos, 2,5 milhões de euros.

Os 68 arguidos foram acusados de crimes de corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

As Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se entre hoje e domingo sob o tema "Património e Educação", com mais de 800 propostas de atividades em Portugal, todas com preocupação de segurança sanitária, e muitas a decorrerem 'online'.

O público poderá realizar visitas orientadas no espaço físico ou virtual em mais de três centenas de entidades, envolvendo 127 concelhos em Portugal continental e ilhas, atravessando todo o território, do distrito de Viana do Castelo ao de Faro, do Funchal, na Madeira, a Ponta Delgada, nos Açores.

As 800 iniciativas previstas resultam de uma resposta de entidades públicas e privadas ao apelo lançado pela Direção-Geral do Património Cultural, entidade coordenadora das JEP a nível nacional, e que terão, na sua maioria, entrada gratuita nos três dias.

A 46.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho arranca hoje e levará à cidade sete concertos por artistas como o saxofonista Jan Garbarek e a cantora China Moses.

Promovido pela Academia de Música de Espinho e tendo como palco principal o auditório dessa instituição do distrito de Aveiro, o evento adaptou-se às restrições impostas pela pandemia de covid-19, reviu a respetiva programação e terá plateias mais limitadas em termos de lotação.

O festival abre hoje com a Orquestra Clássica de Espinho, acompanhada pelo pianista espanhol Javier Perianes, que se propõem assinalar os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.

Entre outros espetáculos, o festival recebe o norueguês Jan Garbarek, em 21 de novembro, no Auditório, num concerto que, contando com o percussionista indiano Trilok Gurtu, antecipa elementos de improvisação jazzística e música tradicional escandinava, num cruzamento que se alargará ainda a instrumentos e ritmos da Ásia.

DESPORTO

O Sporting de Braga procura hoje a primeira vitória na I Liga de futebol de 2020/21, na segunda jornada, na receção aos açorianos do Santa Clara, que, na estreia, venceram em casa o Marítimo.

Os bracarenses não vão contar com o central Raul Silva, castigado com dois jogos, depois de expulso na derrota com o FC Porto (3-1), mas voltam a contar com Paulinho, que falhou, por lesão, a visita ao Dragão.

De fora continuam Gaitán, reforço para esta época, e Rui Fonte, ainda a contas com lesões.

Do lado do Santa Clara, a equipa chega motivada pelo triunfo na estreia, com o Marítimo (2-0), e o treinador Daniel Ramos pediu um "pensamento coletivo" para um jogo que diz ser muito difícil, frente a um adversário reforçado esta época.

O jogo em Braga tem início agendado para as 20:30 e marca o início de uma jornada que se prolonga até segunda-feira.

ECONOMIA

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje os dados da execução orçamental até agosto, depois de, em julho, ter registado um agravamento do défice em 7.853 milhões de euros, chegando aos 8.332 milhões de euros (ME).

A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou até julho um défice de 8.332 ME, um agravamento em resultado da pandemia de 7.853 ME face ao período homólogo pelo efeito combinado de contração da receita (-10,5%) e de crescimento da despesa (5,3%)", informou o Ministério das Finanças há um mês, antes de a DGO divulgar a Síntese de Execução Orçamental.

O agravamento do saldo das contas públicas registado em julho refletiu a quebra da receita e o aumento da despesa devido ao impacto da pandemia no emprego e na atividade económica e às medidas excecionais e temporárias que têm sido tomadas pelo Governo para mitigar a crise social e económica.

INTERNACIONAL

O debate geral anual na 75.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, este ano sem presença física da grande maioria dos oradores, prossegue hoje com a intervenção do Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, além de vários chefes de governo, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa.

Esta Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o tema "O Futuro que queremos, as Nações Unidas de que precisamos: reafirmar o nosso compromisso coletivo com o multilateralismo - confrontar a Covid-19 através de uma ação multilateral eficaz", decorre em formato virtual devido à pandemia de covid-19.

Também o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa em dois eventos, ambos em formato virtual, que decorrem à margem da semana de alto nível da Assembleia-Geral.

Uma das intervenções acontece na Reunião Ministerial da Aliança para o Multilateralismo, rede informal a que Portugal se associou desde a sua criação, em 2019, e que defende uma ordem internacional multilateral, baseada na cooperação internacional, nos instrumentos de Direito Internacional, na Carta das Nações Unidas e no Estado de Direito.

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deve hoje analisar o levantamento das sanções impostas ao Mali na sequência de um golpe militar em 18 de agosto, que afastou o então Presidente, Ibrahim Boubacar Keita.

Na quarta-feira, o enviado da CEDEAO ao Mali, o antigo chefe de Estado da Nigéria, Goodluck Jonathan, afirmou que a organização pretende tomar uma decisão rápida e que cabe ao Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, na qualidade de presidente rotativo da CEDEAO, fazer um anúncio.

"Penso que ele provavelmente tomará a sua decisão na sexta-feira, após a investidura", disse Jonathan, então citado pela agência France-Presse, referindo-se à tomada de posse de Bah Ndaw, um antigo soldado, para a presidência do país durante um período de transição.

A CEDEAO tinha condicionado o levantamento das sanções, pedindo uma rápida nomeação de dois civis para os cargos de Presidente e primeiro-ministro durante o período de transição, tendo aceitado a condição de civil de Bah Ndaw.

De acordo com o plano de transição adotado pela junta militar, Bah Ndaw, 70 anos, deverá agora nomear um primeiro-ministro.

O líder da junta, o coronel Assimi Goita, deverá ser empossado como vice-presidente interino.

Em 20 de agosto, os líderes dos Estados-membros da CEDEAO realizaram uma cimeira extraordinária virtual durante a qual decidiram impor sanções ao Mali sob a forma de um embargo comercial parcial -- no qual estavam excluídos produtos essenciais, como medicamentos, petróleo e eletricidade -- depois de um golpe militar contra o então Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, dois dias antes.

PAÍS

O Tribunal de Vila Nova de Gaia profere hoje o acórdão do julgamento de um grupo acusado de viciar automóveis, obtendo um lucro de 400 mil euros.

Em causa está um esquema desenvolvido entre 2010 e 2014, que passava por reconstruir automóveis, conjugando peças e elementos de carros furtados e outros acidentados com perda total.

Com esta atividade, os falsificadores obtiveram "incrementos patrimoniais" no valor de 415.250 euros, segundo as contas do Ministério Público.

Os arguidos - 13 pessoas e três sociedades - estão acusados por dezenas de crimes como associação criminosa, recetação, falsificação de documentos, burla qualificada e detenção ilegal de arma.

O Tribunal Criminal de Lisboa retoma hoje as alegações finais do caso do homem acusado de atropelar mortalmente o adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em abril de 2017.

Marco Ficini pertencia à claque do clube italiano Fiorentina, era adepto do Sporting e morreu após um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, na sequência de confrontos ocorridos na madrugada de 22 de abril de 2017, horas antes de um jogo de futebol entre o Sporting e o Benfica.

POLÍTICA

O Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje, a partir das 21:00, num hotel em Olhão, no Algarve, na primeira reunião deste órgão desde o Congresso de fevereiro e com regras adaptadas à pandemia de covid-19.

A primeira reunião do novo Conselho Nacional deveria ter acontecido logo em março, mas a pandemia levou os sociais-democratas a suspenderem todas os encontros presenciais até ao verão.

Hoje, o encontro terá novas regras: além do uso obrigatório de máscara e de pontos de desinfeção das mãos, para prevenir filas na entrada todos os participantes receberão uma mensagem no seu telemóvel com o número da mesa para realizar a credenciação.

Salas separadas para conselheiros eleitos com direito a voto e outra para os participantes, com transmissão em direto - mas com direito a intervir na sala principal -, desinfeção do púlpito entre intervenções, pedidos para evitar "a circulação desnecessária" e aglomerados de pessoas, bem como quartos de isolamento à disposição no hotel são outras das precauções adotadas pelo PSD.

Na ordem de trabalhos do Conselho Nacional estão a aprovação das contas do ano passado, alterações a regulamentos internos e "análise da situação política", mas alguns conselheiros querem levar já o tema das autárquicas ao órgão máximo do partido entre congressos.

O líder da JSD, Alexandre Poço, confirmou à Lusa que irá à reunião defender o apelo que lançou numa carta aberta na quarta-feira aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de âmbito nacional do centro-direita nas eleições autárquicas de 2021.

Questionado na quinta-feira se admite uma negociação global com o CDS-PP para estas eleições, o presidente do PSD, Rui Rio, respondeu que "não está nada em cima da mesa e está tudo em cima da mesa".

"O PSD está tranquilamente a preparar as autárquicas, mais tranquilo do que aquilo que devia por força da pandemia, e até 31 de dezembro vou sempre dizer isto porque não tenho mais nada para dizer", afirmou.

SOCIEDADE

Os estudantes voltam hoje a exigir nas ruas de todo o mundo soluções para a crise climática global, com ações que em Portugal devem ocorrer numa dezena de cidades.

Este movimento de estudantes teve origem nas greves às aulas que todas as sextas-feiras eram feitas pela jovem ativista sueca Greta Thunberg. A jovem exigia, então ainda sozinha, medidas para combater as alterações climáticas.

A esta jovem juntaram-se depois outros de todo mundo e esta é já a sexta iniciativa à escala global. Pela primeira vez não se chama greve, mas "mobilização climática".

Na base está o mesmo apelo do movimento "Friday´s for Future", criado por Greta Thunberg, que em Portugal teve eco no movimento Salvar o Clima, uma plataforma que junta várias organizações.

"O foco tem de ser a vida no centro da economia em vez do lucro", disse à Lusa a ativista portuguesa Bianca de Castro, que faz parte do movimento "Friday´s for Future".

O primeiro programa aeronáutico completo de Portugal, o ATL-100, para desenvolver, fabricar e operar uma nova aeronave ligeira, é apresentado hoje em Évora, numa parceria entre o CEiiA e a empresa brasileira DESAER.

O Programa ATL-100 resulta de uma 'joint-venture' entre o CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a DESAER e vai ficar centrado na cidade alentejana, que já acolhe diversas empresas na área da aeronáutica, como as duas fábricas da construtora brasileira Embraer.

"Com este programa, queremos reforçar de forma definitiva aquele que é o polo aeronáutico nacional em Évora, com o desenvolvimento de um programa completo e inovador que nos permite criar um novo integrador a partir de Portugal, para a industrialização e operação de aeronaves de nova geração", destacou Miguel Braga, da direção do CEiiA.

Fechar Menu