País

Saiba o que é notícia hoje

Leipzig e Atlético de Madrid discutem em Alvalade adversário do PSG nas 'meias' e em Fátima chega ao fim a peregrinação de Agosto

None

Os alemães do Leipzig e os espanhóis do Atlético Madrid tentam garantir hoje uma vaga nas meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, em Lisboa, e juntar-se ao Paris Saint-Germain, o primeiro qualificado para aquela fase.

Nos oitavos de final, o conjunto comando por Julian Nagelsmann foi o 'carrasco' do Tottenham, de José Mourinho, enquanto os 'colchoneros', que trazem o internacional luso João Félix a 'casa', causaram a grande surpresa dos 'oitavos' ao afastarem o todo-poderoso e ainda campeão europeu Liverpool, depois de uma remontada histórica em Anfield Road.

No Estádio José Alvalade, a equipa alemã, presente pela primeira vez na fase a eliminar na prova 'milionária', já não terá Timo Werner, que era seu melhor jogador e artilheiro, autor de 34 golos em 45 jogos oficiais pelo Leipzig em 2019/20, entretanto transferido para o Chelsea.

No conjunto de Madrid, o avançado argentino Ángel Correa e defesa croata Vrsaljko, com testes positivos de covid-19, desfalcam a equipa, estando ambos assintomáticos e a cumprir quarentena.

O vencedor vai lutar por lugar na grande final com o Paris Saint-Germain, que bateu a Atalanta, por 2-1, na quarta-feira, no arranque da inédita 'final a oito', formato que foi motivado pela pandemia de covid-19 e cujos jogos se disputam a uma mão em campo neutro, sem público.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O Largo da Sé em Faro vai ser palco de 20 espetáculos, entre hoje e dia 13 de setembro, para celebrar o Festival F, que foi adiado para o próximo ano devido à pandemia da covid-19.

Os espetáculos, sempre às 22:00 e sob o nome de Noites F, começam hoje com o farense Diogo Piçarra, cujo mais recente disco, "South Side Boy", é uma homenagem à claque do principal clube da cidade.

Na sexta-feira, é a vez de César Mourão subir ao palco, seguindo-se Os Quatro e Meia (dia 15), Aurea (dia 16), Moonspell (dia 20), D. A. M. A (dia 21), Herman José (dia 22), Pedro Abrunhosa (dia 23), Fernando Daniel (dia 27), Xutos & Pontapés (dia 28), Agir (dia 29) e The Black Mamba (dia 30).

Em setembro, os concertos arrancam com Sérgio Godinho (dia 03), para depois atuarem Carolina Deslandes & Jimmy P (dia 04), Luís de Matos (dia 05), António Zambujo (dia 06), Salvador Martinha (dia 10), Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco (dia 11), Piruka (dia 12) e, a fechar, Miguel Araújo, no último dia do evento.

O festival Dias da Música Eletroacústica vai regressar aos concertos presenciais com uma edição, entre hoje e sexta-feira, em Seia, depois de quatro meses de programação digital face à pandemia.

No primeiro dia do certame, o evento arranca com Túlio Augusto e Mya Suto, seguindo-se o Tomás Marques Quarteto, grupo vencedor do Prémio Jovens Músicos 2019, promovido pela Antena 2, na categoria de Jazz Combo.

Na sexta-feira, sobem ao palco os alunos do curso de introdução à música eletroacústica, seguindo-se uma atuação do Ensemble DME, em que serão apresentadas obras dos artistas residentes em Seia, Demian Rudel Rey e Clovis McEvoy. O ciclo fecha com o concerto do trio que está em residência artística: João Hasselberg (contrabaixo), Tomás Longo (vibrafone) e Marianne Harlé (vídeo).

LUSOFONIA, ÁFRICA E COMUNIDADES

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, realiza uma visita presidencial à província de Niassa, cujo ponto de entrada será o distrito de Metarica.

O chefe de Estado moçambicano, na chegada à vila sede de Metarica, irá inaugurar o Tribunal Judicial do distrito.

O Presidente da República desloca-se depois ao distrito de Cuamba, para a inauguração do Hospital Distrital de Cuamba.

Filipe Nyusi dirige em Cuamba as sessões extraordinárias do Conselho Executivo Provincial, alargadas ao presidente da Assembleia Provincial e do Conselho de Serviços de Representação do Estado na Província.

O Chefe do Estado moçambicano fará, pelas 16:00 locais (15:00 em Lisboa), uma comunicação à população da província de Niassa e ao país, em que irá abordar o tema das "Mudanças climáticas e a Conservação da Natureza".

Na visita, o Presidente Nyusi far-se-á acompanhar pelos ministros da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoane, da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Mateus Kida, da Saúde, Armindo Daniel Tiago, e da Terra e Ambiente, Ivete Maibase.

SOCIEDADE

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia a operação "Viajar sem Pressa", de controlo de velocidade, "para promover comportamentos mais seguros dos condutores e diminuir a sinistralidade grave".

Em comunicado sobre a operação, que decorrerá até 19 de agosto, a GNR sublinha que "o excesso de velocidade continua a constituir em Portugal uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave, seja pela diminuição do tempo de reação do condutor para fazer face a um imprevisto, ou pelo agravamento das suas consequências em resultado da maior violência do embate".

"Importa salientar que, quando a velocidade duplica, a distância de travagem quadruplica e, em caso de acidente, a probabilidade de resultarem vítimas mortais ou feridos graves aumenta de oito a 16 vezes", enfatiza a GNR.

A GNR controlou, em 2019 e no primeiro semestre de 2020, a velocidade de mais de dez milhões de veículos, dos quais 227.443 circulavam em excesso de velocidade.

A Peregrinação Internacional de agosto termina no Santuário de Fátima, sendo a primeira em que estão registados grupos estrangeiros após o início da pandemia.

A Peregrinação Internacional, que começou na quarta-feira, integra também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, sendo normalmente esperados milhares de emigrantes portugueses que aproveitam as férias de verão para se deslocar a Fátima.

A celebração na Cova da Iria, presidida pelo bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, José Traquina, é a primeira grande peregrinação aniversária após o início da pandemia de covid-19 em que foram registadas inscrições de grupos estrangeiros.

Com um recinto com mais de 30 mil metros quadrados, há voluntários a monitorizar a distribuição das pessoas no local, por forma a garantir o necessário distanciamento físico.

A peregrinação termina durante a manhã, com a Procissão do Adeus, após a missa, prevista para as 10:00.

Fechar Menu