Madeira

Certificação 'Madeira Safe to Discover' abrange os riscos biológicos em geral

Produto criado “não é feito apenas para atacar a pandemia actual”, garante director da SGS

None

A certificação 'Madeira Safe to Discover' não se destina apenas a gerir os riscos da pandemia Covid-19 mas os riscos biológicos em geral. A clarificação foi dada por Rui Cordeiro, o director regional da SGS - empresa multinacional que presta serviços em soluções de inspeção, verificação, análise e certificação – durante a cerimónia de entrega dos primeiros certificados a duas unidades hoteleiras do Grupo Porto Bay.

“Certificação de Riscos Biológicos” assim se designa o programa em causa, que “não é um produto que seja só virado para o Covid. É boas práticas na gestão dos riscos biológicos”, esclareceu o responsável pela SGS.

Convencido que “a consciência das pessoas para os riscos biológicos irá perdurar para além da pandemia”, Rui Cordeiro deixou claro que este é “um produto que não é feito apenas para atacar a pandemia actual, mas para beneficiar toda a gestão dos riscos biológicos que irá dar-se no futuro”, afirmou.

Adiantou tratar-se de “programa de certificação plena inserido num sistema de certificação da SGS, com todas as práticas de auditoria que acarretam. É baseado em evidências”, reforçou, o que pressupõe que a certificação das duas primeiras unidades hoteleiras que hoje receberam o selo de segurança foram alvo de “um vasto programa de auditoria no terreno” que comprovou a “conformidade dos hotéis com as práticas que estão estabelecidas na especificação técnica que está subjacente ao programa”.

Reconhecimento que “faz a pequena diferença de garantir a boa prática. Não significa que não existirão casos, infelizmente. Significa que estaremos à altura com boas práticas para os remediar na altura em que eles aconteçam”, sustentou.

Confiante que a certificação para os riscos biológicos garante “eficácia muito grande” na forma de agir, o director da SGS reforçou a importância de trabalhar duas vertentes da confiança que considera “absolutamente essenciais neste momento de recuperação da pandemia”. A confiança das populações locais e dos turistas. Estes últimos reforçados com a garantia que “a Região da Madeira os recebe com as melhores práticas que há no mundo na gestão dos riscos biológicos”. Condição que considera essencial para a “recuperação plena e sem grandes sobressaltos”.

Da parte da SGS, ficou o compromisso desta parceria ser também um “contributo para que no dia-a-dia a pandemia se vá afastando”.

Na opinião de Rui Cordeiro, este “programa que irá criar uma grande diferenciação no destino Madeira, que tem exalado confiança” ao dar conta dos imensos elogios que tem recebido de colaboradores da SGS pelos 140 países onde a multinacional está implantada, pela forma como a Madeira tem reagido à pandemia. O próprio frisou ser testemunha da “panóplia enorme de coisas bem-feitas” na Região, o que reforça o “orgulho” da SGS pelo contributo neste programa desenvolvido para garantir as boas práticas face à Covid e demais riscos biológicos.

Fechar Menu