5 Sentidos

Marcelo felicita Galeria Marca de Água pela nova temporada artística

O Chefe da Casa Civil enviou, ontem, um ofício em nome do Presidente da República à directora artística e ao curador da galeria

None

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou ontem a Galeria Marca de Água pela nova temporada artística que se inicia.

Esta é primeira vez que a Galeria vê o reconhecimento da Presidência da República.

Num ofício enviado pelo Chefe da Casa Civil, dirigido à directora artística Raquel Fraga e ao curador Diogo Goes, o Chefe de Estado transmite que a nova temporada artística da Marca de Água, que se inicia com a exposição 'Diálogos cruzados no feminino', “merece a melhor atenção por parte desta Casa Civil”, transmitindo por isso “votos de sucesso para a iniciativa”.

De referir que a Marca de Água, situada na Rua da Carreira 119, divulgou nesta semana as principais iniciativas da temporada 2020/2021, com uma programação dedicada à mulher e que contempla duas exposições colectivas reunindo mais de três dezenas de destacados artistas nacionais e internacionais.

'Vizinhas com super poderes' e 'Diálogos cruzados no feminino' são os títulos das exposições que inauguram a 15 de Outubro e 19 de Novembro, respectivamente.

Além das exposições serão realizadas várias actividades no âmbito da programação dos serviços educativos, nomeadamente: visitas orientadas e oficinas de expressão plástica, no âmbito da programação oficial das Jornadas Europeias do Património; o lançamento do livro 'Vizinhas com Super Poderes', no âmbito da programação da Semana Municipal da Igualdade e o Concurso Nacional de Desenho. As iniciativas são realizadas em parceira com a Câmara Municipal do Funchal.

Brevemente , serão também revelados os artistas que irão expor individualmente no próximo ano.

Jornadas Europeias do Património

A Marca de Água integra pelo terceiro ano consecutivo a programação oficial das Jornadas Europeias do Património, contemplando visitas orientadas à exposição 'Momentos', de Fernando Ricardo e oficinas de expressão plástica.

No próximo dia 25 de Setembro, das 14h30 às 16h30, a Galeria Marca de Água irá acolher uma oficina de expressão plástica, dirigida a utentes do Espaço Sénior das Cruzes, tutela da SocioHabita FunchaL e uma visita orientada dirigida a alunos do Instituto Superior de Administração e Línguas,  no âmbito do 'Cultural Tour' organizado pelo ISAL, entidade parceira da Marca de Água.

As actividades são coordenadas pelo docente Diogo Goes, também curador da galeria.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia envolvendo mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património cultural, promovendo o livre acesso aos bens culturais e a participação cívica. A Direcção Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, entidade coordenadora nacional desta celebração convida as entidades públicas, privadas, colectivas ou individuais a aderirem organizando iniciativas nos dias definidos cada ano.

Coletiva 'Vizinhas com Super Poderes'

No próximo dia 15 de Outubro pelas 18h30, inaugura na Marca de Água, uma exposição em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, alusiva ao livro 'Vizinhas com Super Poderes', sobre mulheres madeirenses. A iniciativa, que integra a Semana Municipal da Igualdade, é coordenada pelas investigadoras e professoras universitárias Luísa Antunes Paolinelli e Cristina Trindade.

'Vizinhas com Super poderes' é também o título do livro, publicado pelas Edições Esgotadas, que será apresentado na Marca de Água, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, do Instituto Padre Manuel Antunes, da Adegi, da Clepul e da Universidade da Madeira.

Livro e exposição, documentam e ilustram, o percurso de “heroínas de ontem e de hoje”, naquele que será uma iniciativa de especial relevo dedicada às crianças.

O livro e exposição reúnem textos de seis autores, que escrevem a respeito de trinta e oito figuras femininas ligadas ao Arquipélago da Madeira, mas reconhecidas mundialmente. O trabalho é enriquecido com ilustrações assinadas por dezanove artistas plásticos.  Esta é uma obra que traz ao público, mulheres que se destacaram e destacam no seio da insularidade madeirense e se internacionalizaram.

A obra reúne textos de seis investigadores, Cristina Trindade, Luísa Paolinelli, Laureano Ascensão de Macedo, Thierry Santos, Paulo Santos Perneta e Mário Fortes. A publicação conta ainda com ilustrações de destacados artistas plásticos, nomeadamente Carla Cabral, Cristina Perneta, Dina Pimenta, Diogo Goes, Gonçalo Ferreira de Gouveia, Luísa Spínola, Violante Saramago Matos, entre outros.

Das mulheres que servem de mote para a realização de histórias e ilustrações, de destacar as contemporâneas, Ana Teresa Pereira, Fátima Lopes, Guida Vieira, Helena Maria Pestana, Lourdes de Castro, Mary Jane Wilson, Manuela Aranha, Maria Aurora, Martha Telles, Nini Andrade Silva, entre outras autoras e criativas. A mostra ficará patente até 12 de Novembro.

Coletiva 'Diálogos cruzados no feminino'

A exposição reunirá cerca de uma dezena de mulheres artistas madeirenses em diálogos com obras de pintura de grandes formatos de autores nacionais e internacionais consagrados, nomeadamente Sonia Delaunay, Júlio Resende, Costa Pinheiro e Mário Bismarck e Fernando Ricardo. De destacar a obra inédita de Sonia Delaunay que estará em destaque na exposição. A exposição tem por mote a interpretação e mediação dos universos no feminino, numa dimensão histórica e social, desconstruindo narrativas historiográficas, estabelecendo relações com obras de mulheres artistas, Dina Pimenta, Filipa Venâncio, Guareta Coromoto, Lina Pestana, Luísa Spínola, Sara Santos, Rita de Andrade, Teresa Gonçalves Lobo, e Teresa Jardim. “Diálogos cruzados no feminino” reúne pintura, desenho, instalação e fotografia. Inaugura a 19 de Novembro, pelas 18h30 e ficará patente até 18 de Fevereiro.

Concurso Nacional de Desenho

A Galeria Marca de Água lançou no passado mês de Março, um concurso nacional de desenho intitulado “Desenhar a História, a partir das fotografias de Fernando Ricardo”. A Câmara Municipal do Funchal junta-se uma vez mais à Galeria Marca de Água, numa iniciativa agora para promover a interacção dos públicos infanto-juvenis, junto da arte contemporânea, nomeadamente com recurso ao desenho e às novas tecnologias digitais. O objecto do concurso é a interpretação através de desenho, das obras fotográficas que integram a exposição “Momentos” da autoria do fotojornalista Fernando Ricardo, actualmente patente na galeria. Este o concurso de desenho, que decorre até 5 de Novembro, é dirigido aos alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e secundário de todo o território nacional, estando o regulamento disponível on-line nas redes sociais da galeria. 

O painel de jurados deste concurso,é constituído por cinco elementos, a saber: a Vereadora Madalena Nunes, com o Pelouro da Cultura, em representação da CMF; Vasco Fraga e Raquel Fraga, em representação da Galeria Marca de Água; o fotojornalista Fernando Ricardo, autor das obras em apreço e Diogo Goes, professor do ensino superior.

A CMF ao associar-se a este concurso de desenho, enquanto entidade parceira, disponibiliza um conjunto de prémio aos alunos vencedores. A 12 de Novembro serão revelados os vencedores e, pelas 18 horas, decorrerá a entrega de prémios nas instalações da galeria.

Fechar Menu