Madeira

Madeira tropical

Há chuva a caminho e temperatura máxima prevista de 27ºC. O dia será cinzento

None
Foto Dhutterstock

O dia será de chuva, dizem as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para hoje, um dia de céu geralmente muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir da tarde e de aguaceiros, mais frequentes durante a manhã. O vento será fraco a moderado, até 25 quilómetros por hora, do quadrante oeste, temporariamente moderado, até 35 km/h, de Noroeste no fim da manhã.

No Funchal a chuva também deve cair, mais frequente durante a manhã e o céu estará o longo desta quarta-feira com períodos de muitas nuvens. O vento não irá além dos 15 km/h. A temperatura máxima mantém-se nos 27ºC, a mínima desceu para 20ºC.

Com 27ºC de temperatura máxima está hoje também o Lugar de Baixo na Ponta do Sol. Em Câmara de Lobos os termómetros vão subir aos 26ºC; o mesmo acontecendo em Machico e Porto Moniz. No Porto Santo o dia será mais fresco, com 25ºC de máxima. Santa Cruz, São Vicente e Santana também partilham 25ºC na parte mais quente do dia. Ponta do Pargo e Caniçal terão temperatura máxima de 24ºC.

Hoje apenas o Porto Santo está com risco muito elevado de incêndio. O índice é composto por 6 sub-índices que são calculados com base nos valores dos elementos meteorológicos, explica o IPMA. “Através da utilização deste índice é possível estimar o perigo de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal.”

Quanto ao índice de exposição aos raios ultravioleta, está a descer. A Madeira tem hoje risco elevado, valor 6 numa escala de 1 a 11+; o Porto Santo está com risco moderado, nível 5. Para o risco elevado é recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar.

No mar, há zonas onde ainda será possível desfrutar de água a 25ºC. Noutras a 24ºC ou 23ºC. A norte conte com ondas de Noroeste com 1,5 a 2 metros, aumentando para 2,5 a 3 metros a partir da tarde. Na costa Sul, as ondas serão de Sudoeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2 metros a partir da tarde.

Fechar Menu