Madeira

Governo investe 6 milhões de euros no Porto do Funchal

Em 2019 os 585 mil turistas desembarcados tiveram “impacto directo, só na economia da cidade, muito superior a 50 milhões de euros”

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou esta manhã as obras de grande intervenção, agora concluídas, no Porto do Funchal. Visita aproveitada para apresentar o projecto da nova gare a construir no Cais Norte.

Depois de se inteirar das obras de grande intervenção que incluíram o reforço do manto de protecção do molhe sul do Porto do Funchal e a substituição dos cabeços de amarração dos cais 2 e 3 – instalados 36 novos cabeços de atracação –, reforçando, esta última, a segurança e as condições mais adequadas a navios de cruzeiro de maior porte, justificou a ida ao local para mostrar “aquele tipo de obra que não são visíveis”. Disse mesmo ser “obrigação, um imperativo, transmitir à população” as obras que passam despercebidas para a maior parte da população.

Foram 4,3 milhões de euros para o “reforço do cais Sul, ou seja, todo o molhe da Pontinha” que “devido às condições fortes, sobretudo de sul ou sudoeste, todos os tetrápodes de protecção ao longo do molhe, sofrem um grande desgaste”, daí a necessidade de reposição e regularização.

Do lado interior do molhe sublinhou que destacou a obra “que era inadiável e que aproveitamos agora o período de Covid para fazê-lo, que era o reforço dos pontões (cabeços) para acostagem dos navios”. Cabeços que além de terem sido “todos substituídos” oferecem agora “capacidade de carga superior a 150 toneladas”, em mais um “investimento bastante avultado” referindo-se aos 800 mil euros que custou a intervenção.

Acompanhado do vice-presidente Pedro Calado e da presidente da APRAM, Paula Cabaço, Miguel Albuquerque aproveitou a visita para apresentar o projecto para a construção do edifício de apoio do cais 6 do Porto do Funchal e reabilitação da sua envolvente.

“Vamos aproveitar este período de suspensão dos cruzeiros para efectuarmos uma obra no cais 6, ou seja, ao pé do CR7, que é uma nova pequena gare”. A construção a poente do edifício do parque de estacionamento e da praça CR7 terá piso único, por isso, garante, “não terá implicações de impacto visual”.

O custo estimado desta obra é de 800 mil euros e o prazo de execução é de 10 meses.

Investimentos que tornam o Porto do Funchal melhor equipado depois de no último ano, lembrou Albuquerque, ter recebido dos navios de cruzeiro “585 mil turistas com impacto directo, só na economia da cidade, muito superior a 50 milhões de euros. Portanto estamos a preparar tudo para quando for possível termos o recomeço desta actividade importantíssima para nós”, concretizou.

Fechar Menu