Madeira

Índice de Preços no Consumidor na Madeira cai há 21 meses

A taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC baixou aos -1,3% em Agosto

None
Foto/montagem DREM

"Em Agosto de 2020, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de -1,3%, inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, continuando assim a trajetória descendente iniciada há 21 meses (excetuando o mês de Junho de 2020, em que a taxa estabilizou face a Maio", -0,84%), informa a DREM perante dados que podem estar relacionados com a pandemia da covid-19.

Vamos por partes. Na nota divulgada esta manhã, a Direcção Regional de Estatística da Madeira dá conta que este também "foi o décimo mês consecutivo em que a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi negativa", desde que em Novembro do ano passado baixou para -0,02%. Ou seja, os preços baixaram para uma variação negativa já em 2019, mas foi sobretudo a partir de Março (excepto em Junho face a Maio) que as variações aceleraram, tendo esta variação em Agosto face a Julho sido a maior no período. 

"As classes 'Educação' e 'Lazer, recreação e cultura' foram as que registaram as maiores variações negativas, de -4,4% e -4,3%, respetivamente. Em sentido inverso, as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes 'Restaurantes e hotéis' (+2,0%) e 'Bebidas alcoólicas e tabaco' (+1,2%)", informa a DREM.

"No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 0,1%, o mesmo valor do mês anterior", acrescenta.

Adianta ainda que "em Agosto de 2020, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, foi 0,3% superior ao registado no mês anterior, tendo registado uma variação de 1,8% face ao mês homólogo".

Variação homóloga ainda mais evidente

No que toca à "taxa de variação homóloga, ou seja, a variação de preços em relação ao mesmo mês do ano anterior (Agosto de 2020 face a Agosto de 2019) foi de -3,2% valor inferior em -0,8 p.p. ao registado no mês anterior", destaca.

Sendo que "a classe do 'Vestuário e calçado' apresentou a maior variação positiva (+2,6%) e a classe 'Transportes' a maior variação negativa, de -13,3%", aponta a DREM. "As classes 'Transportes' e 'Vestuário e calçado' foram as que mais contribuíram para a formação desta taxa, com -2,7 p.p. e +0,3 p.p., respectivamente".

No caso da "taxa de variação homóloga das rendas de habitação foi de 1,8% em Agosto, valor superior em 0,1 p.p. ao apurado no mês anterior", acrescenta.

Já a "nível nacional, a taxa de variação homóloga, em Agosto de 2020 foi nula, valor inferior ao registado no mês anterior em 0,1 p.p".

Fechar Menu