>
Mundo

Inflacção anual em Espanha desacelera para 0,1% em Março pela evolução dos combustíveis

None

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) espanhol registou em fevereiro um aumento anual de 0,1%, menos seis décimas do que em fevereiro, explicado pela redução dos preços dos combustíveis.

De acordo com as estatísticas adiantadas publicadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) espanhola, é o segundo mês consecutivo em que a inflação anual baixa e volta a estar a apenas uma décima acima de zero, como já tinha acontecido em setembro e outubro do ano passado.

Quanto à evolução mensal, os preços ao consumidor caíram 0,3% em relação a fevereiro.

A autoridade responsável pelas estatísticas em Espanha indica que a queda dos preços dos combustíveis foi o fator que explica este comportamento inflacionista descendente, uma vez que estes produtos tinham aumentado de preço em março do ano passado.

No que respeita ao índice harmonizado (IHPC) - que fornece uma medida da inflação para comparações internacionais - a variação anual foi de 0,2% em março, sete décimas menos do que em fevereiro.

A variação mensal do IHPC foi de 0,7 % em março.

O INE prevê publicar os dados definitivos da inflação de março em 15 de abril próximo, mas avisou que o calendário poderá ser afetado por eventuais dificuldades na recolha de informação devido à epidemia do novo coronavírus.

Fechar Menu