Madeira

Sábado com calor a abrandar, vento a aumentar e regresso da precipitação

Durante a madrugada choveu em grande parte da ilha da Madeira e no Porto Santo

None

Até final da manhã (12 horas) a Ponta do Sol/Lugar de Baixo registava a temperatura do ar mais alta (28,7ºC) e o Pico Alto a rajada de vento mais forte (82 km/h).

O estado do tempo na Madeira e Porto Santo durante a noite e manhã deste último sábado de Agosto encaixou na previsão geral do IPMA para a Região. Confirmou-se a previsão de períodos de muita nebulosidade até ao início da manhã e também a ocorrência de chuva fraca ou chuviscos - excepto na costa Sul da ilha da Madeira –, assim como o aumento da intensidade do vento, que tem ‘soprado’ moderado a forte nos extremos leste e oeste da ilha e nas zonas montanhosas, por vezes com rajadas acima dos 65 km/h.

As temperaturas do ar também aliviaram a canícula dos últimos dias, em especial as máximas e em particular nas zonas montanhosas.

Até ao final da manhã de hoje a temperatura máxima do ar mais alta na rede de estações do IPMA no Arquipélago da Madeira era de 28,7ºC na Ponta do Sol/Lugar de Baixo. À mesma hora a temperatura no Pico do Areeiro, a máxima mais baixa, ficava-se pelos 13,3ºC. Durante a noite a mínima nesta estação mais alta desceu até aos 8,1ºC. Diferença de quase 15 graus em relação à mínima mais alta da última madrugada (23,0ºC no Funchal/Lido).

Foi também de madrugada que se fez sentir o regresso da chuva. Caiu em grande parte do território da ilha da Madeira, nomeadamente regiões montanhosas, costa Norte e ainda na zona Sudeste, e ainda no Porto Santo – onde voltou a chuviscar ao final da manhã.

Este sábado é também marcado pelo regresso do vento forte nas regiões montanhosas – rajadas de até 82 km/h no Pico Alto e de 75 km/h no Chão do Areeiro – e extremos da ilha da Madeira – 71 km/h no Caniçal/Ponta de São Lourenço, 65 km/h em Santa Cruz/Aeroporto e 63 km/h nas Achadas da Cruz/Lombo da Terça.

Depois de três dias escaldantes com temperaturas máximas extremas acima dos 30 graus Celsius – 31,1ºC nos Prazeres/dia 25; 34,2ºC no Pico Alto/dia 26; 34,5ºC Prazeres/dia 27 – ontem o tempo já começou a amainar – máxima mais alta foi 29,7ºC na Quinta Grande – e hoje (esta tarde) deverá voltar a registar ligeira diminuição dos valores da temperatura do ar.

Fechar Menu