Coronavírus Madeira

Mais de metade dos novos casos na Madeira são de jovens turistas espanhóis

Líder da oposição nas Canárias quer copiar modelo madeirense de testes nos aeroportos

Foto Alejandro Garcia/EPA
Foto Alejandro Garcia/EPA

Turistas, oriundos de Espanha e com idade inferior a 29 anos. Eis o perfil em que encaixam cinco dos nove casos de infecção por Covid-19 detectados nos últimos sete dias na Madeira. Os restantes quatro casos confirmados pelo IASAÚDE envolvem igualmente turistas, mas oriundo de França (três) e do continente português (um), sendo que apenas este último não é jovem, já que está na faixa dos 50-59 anos.

A detecção de cinco casos de infecção entre turistas oriundos de Espanha parece ser um reflexo do ressurgimento da pandemia no país vizinho. A título de exemplo, na última semana nas Canárias foram detectados 731 pessoas infectadas com o coronavírus, um número recorde desde o início da epidemia. Um total de 60 pessoas estão hospitalizadas, mais do dobro do que há uma semana.

Preocupada com esta situação, a presidente do Partido Popular de Canarias, Australia Navarro, maior força da oposição, defendeu hoje que o arquipélago espanhol deve seguir o exemplo da Madeira na implementação de um sistema de testes de despistagem aos turistas nos aeroportos locais.

Fechar Menu