Madeira

Agendas de inovação entregues a 10 estabelecimentos do Funchal

None

No âmbito do projeto INNOVATUR, a ACIF-Câmara de Comércio e Indústria da Madeira entregou as agendas de inovação elaboradas para 10 estabelecimentos do Funchal, pela empresa CYRC Consulting.

Esta iniciativa assinala o fim da 1.ª fase de intervenção nas empresas do INNOVATUR, projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 14-20 (Madeira-Açores-Canárias) do qual a ACIF é entidade parceira na Madeira, e cujo principal objectivo é inverter o ciclo vicioso de perda de valor das empresas de alojamento e comerciais das zonas turísticas e desenvolver produtos adequados que construam modelos de negócio sólidos.

Participaram nesta fase cinco estabelecimentos de alojamento, três estabelecimentos comerciais, um cabeleireiro e um restaurante, localizados na área de intervenção definida no âmbito do projecto, designadamente o quarteirão compreendido entra a Rua das Pretas, Rua do Surdo, e Rua da Carreira.

Estabelecimentos participantes:

·         Alojamento Local Trigal;

·         Arte e Estética;

·         Castanheiro Boutique Hotel;

·         Fragmentos – Design de interiores;

·         Hotel Caju;

·         Joalharia São Pedro;

·         Loft Surdo;

·         Prima Caju;

·         Residências Colombo.

Os documentos entregues às empresas contemplam um diagnóstico que inclui uma análise SWOT do negócio -  identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças - e a própria agenda de inovação,  que detalha as áreas de inovação aplicáveis à empresa para o crescimento do negócio.

Este trabalho levou à identificação de áreas onde a inovação poderá trazer impacto positivo ao negócio, sendo, em alguns casos, uma necessidade já reconhecida pelo empresário e cuja implementação poderá estar já agendada ou em curso. Os prospectos de inovação foram categorizados por vertentes empresariais que englobam diversos aspetos da gestão, produto e modelo de negócio da empresa, entre as quais o marketing, a logística, a gestão de processos, a transformação digital, os recursos humanos, a gestão do cliente, e as parcerias, entre outros.

Fechar Menu