None
Madeira Patrocinado Roteiro Mulheres do Funchal

Roteiro Mulheres do Funchal

Em homenagem a todas elas, um testemunho das suas vidas e marcas

O Município do Funchal, ciente do seu papel catalisador do desenvolvimento local e regional, tem procurado aprofundar e diversificar a sua ação, indo além das tradicionais áreas de gestão autárquica. As cidades modernas têm de assumir-se como agentes educadores, promotores dos valores humanistas e do desenvolvimento económico.

Num contexto de dinâmica e inovação, o município iniciou, em 2017, uma coleção de roteiros com pendor turístico e forte vocação didático-pedagógica. Constituem-se como ferramentas que ajudam a direcionar o olhar para algumas áreas menos habituais. Geodiversidade, História Militar, Singularidades Arquitetónicas são alguns dos temas publicados, destacando-se o mais recente: “Roteiro Mulheres do Funchal”. Com ele, desafiamos a população residente e a que nos visita a olhar para as artérias do Funchal e para o seu património edificado com uma outra atenção. É uma forma de começar a desocultar o trabalho e a importância das mulheres no desenvolvimento do Funchal e da Região, dando visibilidade à ação de tantas que colaboraram de forma anónima, mas ativa no progresso e na coesão da sociedade funchalense e madeirense.

Há mais de 500 anos que o Funchal conta com vários legados no feminino, nem sempre convenientemente documentados. Este roteiro, sem ser exaustivo, mostra de forma apelativa que a cidade, tal como a conhecemos hoje, é fruto da ação de muitas mulheres que souberam pensar e agir muito à frente do seu tempo. O roteiro “Mulheres do Funchal” é, pois, um registo pioneiro, que resulta da investigação científica e iconográfica a cargo de uma equipa composta por Cristina Trindade, Luísa Paolinelli e Paulo Perneta, a pedido da Câmara Municipal do Funchal.

Integrado na Associação Internacional de Cidades Educadoras, o Funchal orgulha-se de construir com a sua população um território educativo e educador, que potencia a criação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. De forma participada, comprometida e, achamos nós, coerente temos vindo a atuar, interligando a educação e a cultura com a dinamização da economia. Neste caso particular, usamos um Roteiro que ajuda a diversificar a oferta turística, aliando-o aos objetivos subjacentes ao Plano Municipal da Igualdade do Funchal e ajudando a concretizar a consciência de que habitamos uma cidade onde a ação de homens e mulheres é reconhecida e valorizada.

São 38 locais do Funchal associados a mulheres que se destacaram individualmente, mas por vezes em coletivo, como as bordadeiras, ou agrupadas por serem da mesma família, como as irmãs Sauvayre, a família Phelps ou as médicas Sousa.

Fechar Menu