País

Lesados do Banif assinalam cinco anos de luta

Serão lançados cinco balões na escadaria da Assembleia da República para para assinalar os anos em que os Lesados têm andado "em bolandas" na sequência da Resolução daquele Banco

None

A Direcção da Associação dos Lesados do Banif (ALBOA) vai assinalar esta sexta-feira, dia 18, às 11 horas, os cinco anos em que os Lesados têm andado rigorosamente "em bolandas" na sequência da Resolução daquele Banco, através do lançamento de cinco grandes balões ( com a forma de 5 ) nas escadarias da Assembleia da República (AR), em Lisboa.

Os balões, com a forma "5", serão lançados por um grupo restrito de lesados devido às restrições da pandemia e recordam que há cinco anos, uma notícia da TVI dava conta de que o Banif, na altura detido maioritariamente pelo Estado, estava em vias de ser resolvido pelo Banco de Portugal. A notícia deu origem a uma corrida desenfreada ao Banco, para levantamento, em poucos dias, de largos milhares de euros antes de o Banco de Portugal ter anunciada Resolução.

Ainda na sequência desta Resolução foi criado o Banif "bom", vendido ao Santander-Totta em condições muito vantajosas, e a Oitante, detentora do património "mau", mas que, mesmo assim, tem, nestes cinco anos, promovido a venda de diversos ativos envolvendo avultados valores, refere a Alboa, salientando que “de fora ficaram os Lesados Banif de obrigações subordinadas, enganados, esquecidos e desesperados”.

Os Lesados Banif reunidos na ALBOA são pequenos aforradores da Madeira, dos Açores, do continente e das comunidades emigrantes, sobretudo da Venezuela, da África do Sul e da Costa Leste dos EUA, que foram “ardilosamente convencidos pelos comerciais do Banif, quando o Banco já era maioritariamente detido pelo Estado, a utilizaram as suas poupanças (muitas vezes de uma vida ) na compra de o obrigações subordinadas com o argumento de que era um investimento seguríssimo, tanto como se o Banif fosse a CGD”, conta a Alboa, lamentando que estes investidores tenham perdido o investimento.

“Desesperados, enganados, descapitalizados e mais envelhecidos, os Lesados Banif estão hoje rigorosamente iguais ao momento da Resolução do Banco, há cinco anos. Resta-lhes assinalar a data e esperar que o Sr. Primeiro-Ministro cumpra as promessas que fez aos Lesados do Banif”, reforça a Alboa.

Fechar Menu