Mundo

Guaidó quer rever mecanismos internacionais de pressão contra Maduro

None

O líder opositor venezuelano, Juan Guaidó, disse hoje que os mecanismos internacionais de pressão contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, devem ser revistos, para evitar que Caracas possa ultrapassá-los com o apoio de países aliados.

"Devemos revistar esses mecanismos, a nível internacional, para exercer pressão sobre a ditadura e encontrar uma solução", disse aos jornalistas.

Juan Guaidó insistiu que as pressões internacionais devem fortalecer a luta por um país livre e democrático e entre os mecanismos que insistiu devem ser revistos está a Carta Interamericana de Direitos Humanos e o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca.

Também a doutrina Responsabilidade para Proteger (R2P), adotada em 2005 pela ONU, "quando na Venezuela, hoje, estão torturando e há fome".

Por outro lado, explicou que na Venezuela, "longe de celebrar" o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dá "mostras de luta e resistência, enfrentando uma ditadura que viola os direitos Humanos".

"Fazemos um chamado ao mundo para tomar ação pela dignidade humana, pelo respeito e pela proteção dos Direitos Humanos, em definitiva, a humanidade", frisou.

O líder opositor divulgou um vídeo pela Internet, gravado em Praça Venezuela, Caracas, e tendo de fundo o edifício dos Serviços Bolivarianos de Inteligência Nacional da Venezuela (SEBIN, serviços de informação), chamando a atenção para os presos políticos que aí se encontram.

"Esse edifício é chamado de 'La Tumba' (O Túmulo) e é um dos centros ativos de tortura da ditadura de [Nicolás] Maduro. Aí foi torturado e assassinado Fernando Albán (político venezuelano do partido Primeiro Justiça que morreu em custódia policial) e depois atirado do piso 11", explicou.

Fechar Menu